sábado, 29 de setembro de 2012

Álvaro de Campos, Estou cansado da inteligencia

Ofélia Queiroz, com quem Fernando Pessoa manteve uma ligação, não gostava de Álvaro de Campos, um heterónimo, ou uma versão da personalidade de Fernando Pessoa.
Achava que a separava do seu Fernando.
Mas tem uma certa razão, Álvaro de Campos, por mais racional que seja uma coisa, prevalecem as emoções.
Também cansa, como dizia José Gomes Ferreira.




Estou cansado da inteligência.
Pensar faz mal às emoções.
Uma grande reacção aparece.
Chora-se de repente, e todas as tias mortas fazem chá de novo
Na casa antiga da quinta velha.
Pára, meu coração!
Sossega, minha esperança fictícia!
Quem me dera nunca ter sido senão o menino que fui…
Meu sono bom porque tinha simplesmente sono e não ideias que esquecer!
Meu horizonte de quintal e praia!
Meu fim antes do princípio!
Estou cansado da inteligência.
Se ao menos com ela se apercebesse qualquer coisa!
Mas só percebo um cansaço no fundo, como baixam na taça
Aquelas coisas que o vinho tem e amodorram o vinho.

                                              Álvaro de campos 1930













Sem comentários:

Enviar um comentário