tag:blogger.com,1999:blog-8324446730271013022.post249872687984888530..comments2024-02-17T01:43:08.115+00:00Comments on fcsseratostenes: Lamento pelo metro do Mondego, ou com mais precisão, pelas pessoas que dele não beneficiarãoUnknownnoreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-8324446730271013022.post-50790980681750249362017-07-20T01:30:54.077+01:002017-07-20T01:30:54.077+01:00Grato pela informação. Não tenho grandes esperança...Grato pela informação. Não tenho grandes esperanças de que as coisas corram bem com o metrobus da Lousã. Mas os seus defensores dirão que não será como o de Caen, por não ter o condutor de retorno e o sulco de guiamento no pavimento. Primeiro porque será de baterias (no que não tenho também grande fé porque o consumo aproximado de 3kWh/km obriga a carregamentos frequentes com equipamento caro), e depois porque o guiamento será indutivo por cabo enterrado no chão ou por linha no pavimento para leitura ótica, solução que poderá ser boa, exigindo porém solução de recurso para quando avarie. Em resumo, lamenta-se a não adoção de soluções clássicas e provadas, como a ferroviária.Fernando de Carvalho Santos e Silvahttps://www.blogger.com/profile/02229402680456655177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8324446730271013022.post-29057509352407329562017-06-16T10:50:41.265+01:002017-06-16T10:50:41.265+01:00Podem-se ler algumas experiências com um sistema M...Podem-se ler algumas experiências com um sistema Metrobus (TVR ou BRT) em: http://www.railforthevalley.com/latest-news/zweisystem/bombardiers-guided-brt-is-a-bust-in-caen/ e https://lightrailnow.wordpress.com/2016/02/29/caen-guided-brt-out-real-lrt-tramway-in-by-2019/. A realidade é que a cidade de Caen (França) depois de vários anos de "experientalismo" decidiu avançar para um "Light Rai" depois de sucessivos gastos, acidentes, ineficácia do sistema. É isto que queremos para Coimbra ??PCMhttps://www.blogger.com/profile/12867635569551550565noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8324446730271013022.post-78962497631807439772017-06-06T21:13:43.387+01:002017-06-06T21:13:43.387+01:00Não ponho a sua afirmação em causa. Infelizmente v...Não ponho a sua afirmação em causa. Infelizmente vivemos em regime de mal menor, que naturalmente é melhor do que o mal maior dos taxis e autocarros. Porém, como técnico não posso garantir o sucesso desta solução, dado que a solução Metrobus com baterias não está suficientemente testada em percursos acidentados como Serpins-Coimbra, nem para mim está claro que vai ser uma solução mais económica (estimo que terá custos operacionais mais elevados considerando a necessidade de mais veículos e maior consumo específico de energia, embora tenha um investimento inicial menor ,talvez não tão menor como anunciado). Durante a minha vida profissional fiz parte de processos de aquisição de sistemas tecnológicos novos que ainda não tinham aplicação em Portugal, mas que tinham sido testados nos seus países de origem. Não é o caso, considerando a natureza acidentada do percurso. Mas claro que posso estar enganado e que a solução venha a funcionar satisfatoriamente para a população residente, o que não eliminará o meu lamento por termos perdido uma realização da engenharia de 1906. Cumprimentos.Fernando de Carvalho Santos e Silvahttps://www.blogger.com/profile/02229402680456655177noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8324446730271013022.post-44037959844067820502017-06-05T22:48:48.191+01:002017-06-05T22:48:48.191+01:00É preferível o Metrobus a continuar sem uma opção ...É preferível o Metrobus a continuar sem uma opção clara que não sejam os taxis e autocarros convencionais.AVhttps://www.blogger.com/profile/12199939939616777174noreply@blogger.com