sábado, 6 de fevereiro de 2016

Monsieur Moscovici, tenho de corrigir o meu post anterior

Monsieur Moscovici, tenho de corrigir, ou melhor, completar, o meu post anterior.
Gostei de o ouvir dizer que a aprovação do projeto de orçamento de Estado português para 2016, embora com reservas, tinha sido um trabalho técnico para compatibilização com as regras europeias, independentemente da cor do governo.
Assim respondia às insistentes perguntas de alguns jornalistas que gostariam de ver condenados os "extremistas" que suportam no Parlamento português o XXI governo, para utilizar a terminologia do presidente do grupo dos partidos PPE no Parlamento europeu, que o deputado português Rangel, à boa maneira de Miguel de Vasconcelos, também utiliza no mesmo Parlamento.
Claro que o orçamento, no contexto espartilhado pelas ditas regras e pelo falhanço das políticas económicas da UE, não resolve as questões do investimento, do crescimento e do desemprego. E deixa por resolver escandalos como as rendas das PPP e o defice tarifário, sem esquecer o continuado esquecimento da taxa Tobin (que diriam os prosélitos neo-liberais se o orçamento contivesse a taxa Tobin, eles que tanto se escandalizaram porque a taxa da contribuição bancária sobre os passivos subiu de 0,100% para 0,105% ...) .
Também tenho de criticar o orçamento e Monsieur Moscovici e seus comissários porque são omissos em referir a necessidade de fundos comunitários para desenvolver as infraestruturas ferroviárias e energéticas de ligação de Portugal à Europa (Horizonte 2020, plano Juncker, CEF - ou bem que somos uma união ou mal que não somos).
Mas claramente  também, o orçamento desloca o esforço dos sacrifícios no sentido de quem tem maiores rendimentos.
Por isso, enquanto o Parlamento europeu não consegue mudar as regras para se atacar a sério os problemas do investimento, do crescimento e do desemprego, e esperemos que os partidos de esquerda compreendam que é aí que se devem concentrar, em ganhar uma maioria de esquerda, não em sair da UE porque internacionalismo será isso, gostaria de o felicitar pela forma civilizada como comunicou a aprovação do orçamento.
Que viva a Europa.

o rapto de Europa por Zeus, baixo relevo do antigo cinema Europa, agora num bloco de apartamentos, no mesmo local, em Campo de Ourique

Sem comentários:

Enviar um comentário