sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Clausewitz, da natureza da guerra

Costuma-se citar Sun Tzu  e a sua arte da guerra nos cursos e seminários de gestão. E de facto os conceitos de tática e de estratégia de Sun Tzu são aplicáveis às guerras das empresas.
Mas raramente se cita Clausewitz, para além da sua boutade, "a guerra é uma mera continuação da política por outros meios, violentos" . Talvez porque seja dificil compatibilizar Clausewitz com a escola de Chicago e com Adam Smith. Por exemplo, diz Clausewitz, "o fator acaso apenas pretende fazer da guerra um jogo, e ela é-o objetiva e subjetivamente ... existe uma incerteza de todos os dados". Já imaginaram o que diriam os comentadores se  alguém dissesse num seminário que os "mercados" ficam mais nervosos por fatores aleatórios do que por causa da legislação laboral reivindicada pelas associações sindicais? E quanto ao histórico, das guerras ou da economia? Vejamos o que diz Clausewitz dos exemplos históricos:
"Os exemplos retirados da História simplificam tudo e fornecem a melhor descrição da prova nas ciencias empíricas ... mas nenhuma ciencia empírica, nem consequentemente nenhuma teoria da arte da guerra, pode corroborar sempre as suas verdades  ... quando a descrição pormenorizada das circunstâncias é impossível, o seu poder demonstrativo é insuficiente e pode ser substituido por um certo número de casos históricos; mas esse é um método perigoso... existem assuntos em que uma duzia de casos apresentados não provam nada, porque uma duzia de outros factos com resultados contrários poderiam provar exatamente o contrário ... se por exemplo, alguém citar uma duzia de batalhas perdidas em que o lado vencido atacou em colunas separadas convergentes, poderemos citar uma duzia de batalhas ganhas em que a mesma ordem foi adotada ... quão fácil é dar um mau uso aos exemplos".
Bem podiam pensar nisto os treinadores de futebol, e os consultores de gestão, claro, tão auto satisfeitos com os exemplos com que conquistam a simpatia dos ouvintes...


Carl von Clausewitz, da Natureza da Guerra, ed.Coisas de Ler, 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário