Atualizo a julho de 2020 a informação anterior sobre as obras no Terreiro do Paço de maio de 2020, podendo ver-se a maqueta da situação final, em:
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/05/fotos-da-frente-ribeirinha-do-terreiro.html
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8 de julho de 2020. Este é o acesso ao elevador do metro da superfície ao átrio de bilheteiras, por exemplo para pessoas com mobilidade reduzida que venham dos barcos ou do Terreiro do Paço; o percurso até ao elevador faz-se entre vedações labirinticas; assinala-se que o elevador está operacional, depois de meses em que as obras impediram o acesso por falta de planificação faseadaa e, naturalmente, por falta de consideração pela legislação e pelos beneficiários. Notar que o letreiro diz: "Sem saída, no exit" |
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Vista geral da praça da estação sul e sueste em 8 de julho de 2020 |
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8 de julho de 2020. Vista dos trabalhos de estacaria na parte poente da praça da estação |
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8 de julho de 2020. As indicações de acesso estão corretas, após meses em que não estiveram. A projetada frente ribeirinha poente está mais ou menos alinhada com a fachada poente do torreão nascente e com a bandeira no contentor. O monte de terra esconde a vista das bocas de ventilação do metro e do acesso atualmente fechado do metro |
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8 de julho de 2020, maré cheia (2m acima do nivel médio das águas) |
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8 de julho de 2020, maré cheia
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8 de julho de 2020. Assinalado o poste do acesso fechado do metro
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9 de julho de 2020. Maré vaza (1m abaixo do nivel médio das águas). Visível a quantidade de materiais rochosos anteriormente encostados às condutas de ventilação do metro e retirados na vertical do tunel do metro cuja abóbada estará a 5m abaixo da escavadora. Tratando-se da zona do emboque que foi reconstruido e reforçado depois do acidente de junho de 2000, não deverá haver problemas de descompressão do tunel. Seria desejável que a entidade promotora, o empreiteiro ou a assessoria técnica divulgassem publicamente, em harmonia com as disposições constitucionais relativas ao direito à informação da gestão de assuntos públicos (art.48.2), as medidas previstas para compensar a descompressão devida à retirada de materiais na vertical do túnel entre o emboque e a vertical do cais das colunas (estacas? jet-grounting?)
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9 de julho de 2020, maré vaza. Trabalhos de estacaria na frente ribeirinha lado poente. Darão resistencia ao tunel do metro nas imediações |
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9 de julho de 2020, maré vaza |
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9 de julho de 2020, maré vaza. Materiais sobre o tunel do metro (a cerca de 5 metros abaixo do nivel da água) e assoreamento crescente junto do torreão poente (prevalencia do vento de sudoeste) |
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9 de julho de 2020, maré vaza. Visível o assoreamento depois da retirada de materiais rochosos
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9 de julho de 2020, maré vaza |
PS com fotos na maré baixa de 23 de julho de 2020; são visíveis a retirada de materiais na vertical do emboque do tunel na estação de Terreiro do Paço, os aterros no rio que se espera se mantenham e as estacas de contenção da frente ribeirinha da praça da estação fluvial, algumas das quais pré-existentes e em que não será recomendável mexer:
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o círculo assinala o poste e o painel informativo do acesso encerrado do metro; a seta indica aproximadamente o plano da frente ribeirinha poente da praça da estação fluvial |
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continua a retirar-se material na vertical do emboque do tunel na estação; visíveis estacas de contenção pré-existentes, a que se retirou material envolvente |
PS em 24jul2020 - fotos anteriores às obras para referenciação do acesso encerrado do metro e das tomadas de ar dos ventiladores principais da estação:
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