quinta-feira, 9 de julho de 2020

As obras da frente ribeirinha no Terreiro do Paço em julho de 2020

Atualizo a julho de 2020 a informação anterior sobre as obras no Terreiro do Paço de maio de 2020, podendo ver-se a maqueta da situação final, em:

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/05/fotos-da-frente-ribeirinha-do-terreiro.html



8 de julho de 2020. Este é o acesso ao elevador do metro da superfície ao átrio de bilheteiras, por exemplo para pessoas com mobilidade reduzida que venham dos barcos ou do Terreiro do Paço; o percurso até ao elevador faz-se entre vedações labirinticas; assinala-se que o elevador está operacional, depois de meses em que as obras impediram o acesso por falta de planificação faseadaa e, naturalmente, por falta de consideração pela legislação e pelos beneficiários. Notar que o letreiro diz: "Sem saída, no exit" 

Vista geral da praça da estação sul e sueste em 8 de julho de 2020

8 de julho de 2020. Vista dos trabalhos de estacaria na parte poente da praça da estação

8 de julho de 2020. As indicações de acesso estão corretas, após meses em que não estiveram. A projetada frente ribeirinha poente está mais ou menos alinhada com a fachada poente do torreão nascente e com a bandeira no contentor. O monte de terra esconde a vista das bocas de ventilação do metro e do acesso atualmente fechado do metro

8 de julho de 2020, maré cheia (2m acima do nivel médio das águas)

8 de julho de 2020, maré cheia

8 de julho de 2020. Assinalado o poste do acesso fechado do metro



9 de julho de 2020. Maré vaza (1m abaixo do nivel médio das águas). Visível a quantidade de materiais rochosos anteriormente encostados às condutas de ventilação do metro e retirados na vertical do tunel do metro cuja abóbada estará a 5m abaixo da escavadora. Tratando-se da zona do emboque que foi reconstruido e reforçado depois do acidente de junho de 2000, não deverá haver problemas de descompressão do tunel. Seria desejável que a entidade promotora, o empreiteiro ou a assessoria técnica divulgassem publicamente, em harmonia com as disposições constitucionais relativas ao direito à informação da gestão de assuntos públicos (art.48.2), as medidas previstas para compensar a descompressão devida à retirada de materiais na vertical do túnel entre o emboque e a vertical do cais das colunas (estacas? jet-grounting?)

9 de julho de 2020, maré vaza. Trabalhos de estacaria na frente ribeirinha lado poente. Darão resistencia ao tunel do metro nas imediações 

9 de julho de 2020, maré vaza

9 de julho de 2020, maré vaza. Materiais sobre o tunel do metro (a cerca de 5 metros abaixo do nivel da água) e assoreamento crescente junto do torreão poente (prevalencia do vento de sudoeste)

9 de julho de 2020, maré vaza. Visível o assoreamento depois da retirada de materiais rochosos

9 de julho de 2020, maré vaza


PS com fotos na maré baixa de 23 de julho de 2020; são visíveis a retirada de materiais na vertical do emboque do tunel na estação de Terreiro do Paço, os aterros no rio que se espera se mantenham e as estacas de contenção da frente ribeirinha da praça da estação fluvial, algumas das quais pré-existentes e em que não será recomendável mexer:

o círculo assinala o poste e o painel informativo do acesso encerrado do metro; a seta indica aproximadamente o plano da frente ribeirinha poente da praça da estação fluvial


continua a retirar-se material na vertical do emboque do tunel na estação; visíveis estacas de contenção pré-existentes, a que se retirou material envolvente










PS em 24jul2020 - fotos anteriores às obras para referenciação do acesso encerrado do metro e das tomadas de ar dos ventiladores principais da estação:



Sem comentários:

Enviar um comentário