sexta-feira, 7 de março de 2014

A doença venezuelana

Penso que alguns indicadores são, par um país, o que as análises podem representar em caso de doença de uma pessoa.
O gráfico seguinte mostra as principais reservas comprovadas de petróleo por país e inclui já as estimativas do petróleo de xisto e areias betuminosas.
A Venezuela é o país que detem  a maior reserva.

fonte:A.Luis Fernandes

Considerando as notícias que chegam da Venezuela, nomeadamente descontrole da criminalidade e disfuncionalidade na distribuição alimentar, poderá talvez fazer-se o diagnóstico (mesmo sem cair no facilitismo de justificar com conspirações internacionais, apesar de ser do interesse das grandes mutinacionais de energia que o poder politico mude) de que é altamente provável que Nicolas Maduro sofra da mesma doença do primeiro  ministro português, de achar que deve governar com apoio expresso nas eleições de 29% dos eleitores.
O método proporcional permite que nos governos estejam representadas todas as tendencias acima de uma dada percentagem (3-5%).
A doença é não querer admiti-lo.
Pelas noticias chegadas de Viana do Castelo, parece também improvável que os asfalteiros venham a ser lá construidos.
Mas essa, a doença que destruiu os estaleiros, apesar da legislação europeia permitir apoios estatais no caso de equipamento de defesa (patrulheiros) e apesar da própria UE reconhecer que deve alterar a legislação de modo a alargar a intervenção do Estado em certos casos, pertence a outro tipo de doença, comum emPortugal, especialmente nos níveis decisórios das empresas e do governo.


Sem comentários:

Enviar um comentário