quarta-feira, 13 de outubro de 2021

A entrevista de José Sá Fernandes e a Jornada Mundial da Juventude em 2023

 


Entrevista do coordenador do grupo de projeto para a JMJ, José Sá Fernandes:
https://www.publico.pt/2021/10/07/sociedade/entrevista/estimativa-custo-jornadas-juventude-nao-sei-sera-repartido-governo-camaras-1980138



A descontaminação não será problema, mas o mesmo não se dirá da deslocalização do terminal de contentores da Bobadela (com graves prejuízos para a economia do porto de Lisboa por se tratar do "porto seco" intermodal mais próximo do porto de Lisboa e um importante terminal que movimenta cerca de 300.000 contentores por ano) e da segurança dos participantes na Jornada da Juventude.
Admitindo 250.000 pessoas nos 25 ha úteis do aterro da prevista missa (valor conservador 1 pessoa/m2), a norma de segurança (Port.1532/2008) exige uma unidade de passagem de 60 cm por cada 300 pessoas, ou seja, 830 unidades de passagem e cerca de 500 m de largura livre para evacuação, sendo que o local é limitado pela água do Tejo e do Trancão, por vias sem essa largura e pela linha de caminho de ferro.
Analogamente, para os 48 ha (e não 100 ha) a norte do Trancão (não conto com os 12 ha de sapal onde se prevê um passadiço de madeira) teremos 480.000 pessoas, 1600 UP e 960 m de largura livre para evacuação num espaço limitado pela linha férrea onde passam comboios a 200 km/h e pela via rápida IC2.
Diz Sá Fernandes que espera 2,5 milhões de pessoas.


Tenho um pedido que espero seja ouvido, encontrem, por favor, outro local mais seguro para o evento.




Resolução do Conselho de ministros 45/2021:
https://dre.pt/home/-/dre/162244838/details/maximized



https://revistacargo.pt/apat-preocupada-com-fecho-do-complexo-ferroviario-da-bobadela/



https://www.transportesenegocios.pt/nao-vale-a-pena/

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