De acordo com o INE, em 10out2022:
e
Exportações de bens por todos
os modos em milhões de euros Quadro comparativo de janeiro a dezembro de
2019 e de janeiro a agosto de 2022 |
||||
|
Janeiro a
dezembro 2019 |
Janeiro a agosto de 2022 |
||
Mundo |
59902,8 |
|
51831 |
|
C=Intra EU |
45996,2 |
|
36389 |
|
Alemanha |
7182,5 |
|
5634 |
|
França |
7746,2 |
|
6401 |
|
Países Baixos |
2341,0 |
|
2161 |
|
Inglaterra |
|
3628,8 |
|
2500 |
A=soma AL+FR+PB |
17269,7 |
|
14196 |
|
B=Espanha |
14811,2 |
|
13406 |
|
A-B |
2458,5 |
|
796 |
|
C-B |
31185,0 |
|
22983 |
|
B/C em % |
32,2% |
|
36,8% |
|
A/C em % |
37,6% |
|
39,0% |
Exportações de bens por todos
os modos em milhões de toneladas Quadro comparativo de janeiro a dezembro de
2019 e de janeiro a agosto de 2022 |
||||
|
Janeiro a
dezembro 2019 |
Janeiro a agosto de 2022 |
||
Mundo |
39,094 |
27,135 |
||
C=Intra EU |
25,359 |
18,262 |
||
Alemanha |
1,608 |
1,122 |
||
França |
3,077 |
2,203 |
||
Países Baixos |
1,994 |
1,353 |
||
Inglaterra |
|
1,931 |
|
1,707 |
A=soma AL+FR+PB |
6,679 |
4,678 |
||
B=Espanha |
13,091 |
9,664 |
||
A-B |
- 6,412 |
- 4,986 |
||
C-B |
12,268 |
|
8,598 |
|
B/C em % |
51,6% |
|
52,9% |
|
A/C em % |
26,3% |
|
25,6% |
|
Exportações de bens por modo para o mundo de janeiro a dezembro de 2019 |
||
|
Em Mton |
em % |
por todos os modos |
39,094 |
100% |
Marítimo |
19,498 |
49,9% |
Ferroviário |
0,192 |
0,5% |
Rodoviário |
16,844 |
43,1% |
exportações e importações de bens por todos os modos em
2021 em M€ por região de origem |
||||||||
|
EXP |
|
IMP |
|
EXP-IMP |
|
EXP/IMP |
|
Portugal |
63476,7 |
|
82518,0 |
|
-19041,3 |
|
0,77 |
|
Continente |
59484,4 |
|
73160,0 |
|
-13675,6 |
|
0,81 |
|
Norte |
23276,1 |
|
19860,0 |
|
3416,1 |
|
1,17 |
|
Centro |
12653,1 |
|
11388,1 |
|
1265,0 |
|
1,11 |
|
AML |
18634,9 |
|
38224,8 |
|
-19589,9 |
|
0,49 |
|
Alentejo |
4669,3 |
|
3321,3 |
|
1348,0 |
|
1,41 |
|
Algarve |
251,0 |
|
366,2 |
|
-115,2 |
|
0,69 |
|
Açores |
132,0 |
|
140,0 |
|
-8,0 |
|
0,94 |
|
Madeira |
250,8 |
|
190,1 |
|
60,7 |
|
1,32 |
|
RESUMO PARA O CONTINENTE das exportações
e importações de bens por todos os modos em 2021 em M€ por região
de origem |
||||
|
EXP |
% |
IMP |
% |
Norte e Centro |
35929,2 |
60,4 |
31248,1 |
42,7 |
AML e Sul |
23555,2 |
39,6 |
41912,3 |
57,3 |
Continente |
59484,4 |
100,0 |
73160,4 |
100,0 |
- valor e peso das exportações de bens por
todos os modos, de janeiro a setembro de 2022:
para Espanha 15.224 milhões de euros 10,898 milhões de toneladas
para o resto da União 26.041 milhões de euros 9,596 milhões de toneladas
- idem, de janeiro a outubro de 2022:
para Espanha 17.001 milhões de euros 12,051 milhões de toneladas para o resto da União 29.028 milhões de euros 10,499 milhões de toneladas
- idem, de janeiro a novembro de 2022:
para Espanha 18.897 milhões de euros 13,283 milhões de toneladas para o resto da União 32.256 milhões de euros 11,444 milhões de toneladas
https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&indOcorrCod=0008151&contexto=bd&selTab=tab2
- percentagem em peso das exportações de bens para todo o mundo em 2019, por modo:
marítimo 49,9%
ferroviário 0,5%
rodoviário 43,1%
- peso das exportações de bens em milhões de toneladas em 2021:
para Espanha ferrovia 0,131
rodovia 10,430
para o resto da União ferrovia 0,038
rodovia 5,555
balança de bens e serviços:
negativa de 2020 a jun2022 -2,6% do PIB de 2019 a 2021;
pequenos períodos (verão) em que balança positiva: mai-set2019 , jul-ago2020 , ago2021, jul2022
foi positiva +2% do PIB de 2012 a 2019
PS em 20dez2022:
extraí para 2022 o quadro homólogo do quadro acima de 2021:
Totais de exportações e importações em 2022 para a EU e para Espanha
errata: exp+imp da EU 130248 M€ e não 130938 ;Descendo ao pormenor do tráfego por ferrovia e por rodovia, comparados com o tráfego por todos os modos verifica-se que a quota da ferrovia relativamente ao total ferrovia+rodovia nas exportações e importações para e de Espanha é apenas de 2,12% em toneladas e 0,83% em valor.
No tráfego terrestre (ferrovia + rodovia) para a UE incluindo Espanha a quota da ferrovia é apenas de 1,86% em toneladas e 0,83% em valor.
É urgente começar a preparar a transferência da carga rodoviária para a ferrovia cumprindo o calendário do regulamento 1315 e implementando o transporte de semirreboques por comboio.
exportações para Espanha: 11,35 Mton e 16822 M€
exportações para o resto da UE: 5,93Mton e 25767 M€
Considerando o total de exportações e importações de bens por todos os modos para o mundo temos que a situação é insustentável dado o valor negativo do saldo e a provável insuficiência do saldo de serviços, incluindo o turismo para compensar o valor negativo do saldo de bens.
O jornal ECO comentou os dados de 2022 do INE no seguinte
artigo de Luis Leitão:
Concentrou a sua análise na dependência de Portugal da Espanha com números certos mas desvalorizando
a importância das relações comerciais com o resto da Europa e da União Europeia.
Não analisou também o excesso da componente “não aplicável” no quadro das
exportações e nas importações por todos os modos (1706 milhões de euros nas
exportações e 5579 milhões de euros nas importações). São valores excessivos, eventualmente
atribuíveis a movimentos de capitais através de pagamentos de IVA a
importadoras sediadas em Espanha, ou através de pagamentos de dividendos. Porém,
conforme informação do próprio INE, trata-se de estimativas dos movimentos
devidos a transações de valor inferior ao mínimo exigível pela EU para
estatística. Existe aqui um risco de distorção da estatística.
Como diz o artigo, 26% das exportações de bens foram para
Espanha e 32% de importações de bens foram de Espanha. As trocas comerciais (exportações
+importações) foram superiores com Espanha relativamente ao conjunto de
Alemanha + França + China + Países Baixos
(nota: parece que as trocas com a Itália superam as trocas com a China).
No entanto, se substituirmos a China pelo conjunto Itália + Bélgica
temos que as trocas com este conjunto atingiram 59452 milhões de euros e com a
Espanha 55407 milhões de euros.
Se considerarmos as trocas com a União Europeia excluindo
Espanha, as quais atingiram 74841 M€, verifica-se que as trocas com Espanha
foram inferiores, com a particularidade do valor unitário, por unidade de peso, ser também inferior com
Espanha.
Isto é, é do interesse nacional o urgente desenvolvimento
das exportações para o resto da Europa, incluindo a transferência do modo
rodoviário para o modo ferroviário com os necessários investimentos, incluindo
transporte de semirreboques por comboio, nas ligações ferroviárias à Europa além Pirenéus
de acordo com as redes transeuropeias interoperáveis TEN-T do regulamento 1315,
beneficiando de cofinanciamento comunitário (do PRR para a realização de
estudos como em Espanha, do CEF, ou do quadro 2021-2027) .
Atualmente, a quota da ferrovia no transporte internacional é
residual, inferior a 2%, verificando-se em 2022 os seguintes valores para as exportações
por todos modos terrestres para a Europa: para Espanha 11,3 milhões de
toneladas e 16822 milhões de euros; para o resto da UE 5,9 milhões de toneladas e 25767 milhões de euros.
Admitindo que um camião transporte 30 toneladas de carga
útil, temos aproximadamente 200 mil camiões por ano a atravessar os Pirenéus no
sentido da Europa central, ou 600 por dia ou, considerando duas travessias, 1
camião originário de Portugal de 12 em 12 minutos. 15 comboios diários fariam o
mesmo nas duas travessias.
O que justifica o investimento nas ligações ferroviárias
para a Europa além Pirenéus.
PS em 18fev2023:
Nota balança pagamentos 17fev2023 BP
https://bpstat.bportugal.pt/conteudos/noticias/1842
desgostou-me
termos tido um défice externo de 1.100 milhões de euros (balança corrente mais
balança de capital), mas fiquei com uma dúvida
É que receio
que o défice seja ainda maior, porque, segundo o INE, o saldo negativo da
balança de bens foi de 30.783 milhões correspondente aa 109.109 milhões
de importações e 78.326 milhões de exportações. Ora, diz o BP que o saldo
negativo de bens foi de 26.458 milhões, o que, com o excedente da balança de
serviços de 21.159 (=44.000 exp – 22.500 imp) milhões dá um saldo negativo para a balança
comercial, segundo o BP, de 4939 milhões. Segundo os dados do INE, seria
de 9.264 milhões, o que iria agravar o défice externo, caso dividendos,
remessas e outros movimentos financeiros não estiverem já contabilizados pelo
INE nos seus quadros de exportações e importações .
Em resumo a
minha dúvida, sobre a diferença no saldo comercial entre o INE e o BP, será que
se deve à estimativa que o INE faz para exportações e importações por empresas
abaixo do limite para declaração obrigatória (coluna "não aplicável"
nos quadros por tipo de modo de transporte, 1.706 milhões para
exportações, 5.579 milhões para importações)? O que indiciaria que o BP
não considera essa atividade estimada, distorcendo a estatística.
PS em 19fev2023: Não obstante a Espanha ser o principal parceiro comercial, as trocas comerciais (exportações mais importações) com o resto da União Europeia superam em valor as trocas com Espanha segundo os dados do INE para 2022 (trocas com Espanha por ferrovia e rodovia: 26,787 Mton e 43.754 M€; trocas com o resto da União por ferrovia e rodovia: 11,573 Mton e 57.255 M€; quota do transporte ferroviário para Espanha em valor 0,83% )
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