quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Sobre acidentes ferroviários

MINISTRO PINTO LUZ EXCLUI PEDIDO DE DESCULPAS AOS MAQUINISTAS 

É claro que nas declarações do senhor ministro não foi estabelecida uma relação de causa-efeito, mas foi induzida essa relação quando disse haver um paradoxo entre contraordenação baixa por condenação sob efeito de alcool e elevada taxa de acidentes (evidentemente que é uma infração grave conduzir sob o efeito de alcool ou de substancias inibidoras, como droga e alguns medicamentos). Certamente por desconhecimento das deficiências nas infraestruturas, o senhor ministro fez uma associação precipitada.

Como o senhor ministro Pinto Luz reconheceu, temos graves deficiências nas infraestruturas, desinvestimento, passagens de nível . 

Quando refere taxas de suicídio deveria ter dito que a maioria dos atropelamentos deve-se a outros motivos (sem justificação obrigar os passageiros a atravessar vias em estações como Coimbra B). 

Sobre isso, ver o que venho escrevendo há anos com assinalável insucesso, nomeadamente quando o GPIAFF reconhece não ter recursos suficientes e que a lei não o obriga a investigar atropelamentos , e quando se desconhece o seguimento do processo de infração levantado por Bruxelas em 2020 por falta de segurança ferroviária (fizeram-se os projetos para substituir as passagens de nível ao abrigo do PRR?). 

Mas era o que mais faltava, obrigar os senhores ministros a ler isto tudo. 

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/05/processo-de-infracao-de-bruxelas.html 

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2023/11/elevada-taxa-de-mortalidade-na-ferrovia.html

https://www.era.europa.eu/system/files/2023-03/Safety%20Overview%202023.pdf

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2017/01/morte-de-duas-adolescentes-em-vila-nova.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/06/a-tragedia-na-passagem-de-nivel-d.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2023/02/acidentes-na-passagem-de-nivel-de.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2023/06/acidentes-ferroviarios-em-passagens-de.html

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2024/07/sobre-passagens-de-nivel.html#comment-form





Das notícias:

https://www.rtp.pt/noticias/politica/ministro-das-infraestruturas-exclui-pedido-de-desculpas-aosmaquinistas_v1616198

MINISTRO PINTO LUZ EXCLUI PEDIDO DE DESCULPAS AOS MAQUINISTAS 

Miguel Pinto Luz afirma que o Governo foi claro e que não houve nenhuma causa efeito nas declarações do ministro da Presidência que levaram ao pré-aviso de greve dos profissionais de vários operadores de transportes. 

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Os motociclistas meus amigos vão ficar muito zangados comigo

 


https://www.razaoautomovel.com/noticias/propostas-psd-motas-motociclos-inspecao-corredores-bus-portagens/

A propósito das propostas de alteração do Código da Estrada relativas aos motociclos, incluindo as chamadas zonas de segurança nos semáforos, julgo que não haverá nada contra se os motociclos aí chegarem sem ultrapassarem nenhum veículo pela direita e se não o fizerem, pela esquerda, a menos de 1,5 metros desse veículo. Se o Código diz que um automóvel deve manter uma distancia superior, se a reciprocidade e a igualdade de direitos da nossa Constituição é para respeitar, então o motociclo não pode aproximar-se a menos de 1,5 metros porque então, para um referencial terrestre fixo o automóvel está a diminuir a ditstancia ao motociclo. Em qualquer artéria com as vias pintadas no pavimento se verifica constantemente motociclos ou bicicletas a ultrapassar a menos de 1,5 metros carros em marcha reduzida em aproximação de semáforos proibitivos. Isto é, há uma discriminação nada positiva quando os duas rodas se põem à frente sem respeitar a sua vez na fila, e um risco severo de aumento da sinistralidade quando se esgueiram entre carros em vias paralelas, pela esquerda e pela direita, nomeadamente do tipo ângulo morto. Podem não achar importante, mas sobrecarrega a atenção dos condutores dos quatro rodas reduzindo-lhes a capacidade de deteção de outras situações geradoras de riscos de sinistralidade. Assunto a mercer regulamentação.