domingo, 13 de dezembro de 2009

Mr.President, they appreciated very much the public money

Senhor Presidente.
Eles apreciaram muito o dinheiro público que os ajudou a vencer aquele mau bocado. Mas agora que os seus bancos já devolveram o dinheiro emprestado, já podem voltar ao “business as usual” e aos seus bónus acima do limite.
Bom, todos os bancos não; parece que o Citigroup quer mais 13.500 M euros para poder acabar de devolver os 30.000 M euros que recebeu emprestado, ficando o governo federal com 34% do capital do banco.
Até parecem a GM a querer mais dinheiro para repor a Opel em andamento.
Será a estratégia do recém-nomeado presidente executivo, depois da demissão ao fim de 8 meses do CEO "abençoado" pelo senhor presidente quando a GM foi reestruturada com uma injecção de capital público? Despediram agora este senhor, acusado de lentidão, porque a GM não está a mudar, depois de ter vendido a marca Hummer aos chineses?!?!(devem querer continuar a fabricar automóveis gastadores).
Entretanto,os nossos banqueiros, cá em Portugal, também já dizem com aquele ar sério que os caracteriza, com os músculos faciais descaídos: “Deixem-nos trabalhar”. Isso.
Será tudo uma questão de convicção.
E diz o senhor Presidente que não foi para ajudar um grupo de potentados de Wall Street que se candidatou.
Fica-lhe bem dizer isso.
Já lhe fica mal dizer que os USA não precisam de subscrever o fim do fabrico de minas terrestres ou misturar o prémio da Paz com o envio de mais soldados para o Afeganistão.
Mas pode ser que tenha sido por sua intervenção que a Blackwater se vem embora, do Iraque e do Afeganistão. Veio agora a saber-se que eram eles que geriam os drones (aviões telecomandados que têm bombardeado indiscriminadamente civis e militares no Afeganistão). Veja no que dão as teorias do “outsourcing”. Até na guerra há “outsourcing”. Bom, na Idade-Média já havia, os tais de mercenários. Mas como a ideia do “outsourcing” é apresentada como inovação… é preciso muito cuidado com esta ideia de “outsourcing”…
Talvez também não devesse ter dito, no discurso de Oslo, aquela de que nenhuma acção não violenta poderia ter parado as tropas de Hitler.
Não, realmente não. Nem mesmo Ghandi e os seus amigos teriam podido fazê-lo. Que pode fazer um pacifista no meio dos camisas negras e dos camisas castanhas?
Mas cuidado com as análises de hipóteses históricas.
As tropas de Hitler já eram a serpente fora do ovo.
Quando a serpente ainda estava no ovo (ver Ingmar Bergman), e ainda antes de Chamberlain, as tais acções não violentas talvez tivessem mais hipóteses.
Mas tudo isso são hipóteses, não são argumentos.
Deixe lá, veja se se aguenta, que não sei se são os banqueiros de Wall Street ou se são as pressões inflacionárias ainda escondidas da guerra do Iraque e do Afeganistão que são o seu maior inimigo.
Veja se consegue cumprir o withdrawal plan.
2011 não é?

PS - Interessante. Fascinante, como dizia Mr Spock. Agora é a Wells Fargo do senhor Warren Buffet (aquele autor da frase "o mercado livre não tem funcionado bem para os pobres") que se lembrou de vender uns activos , de baixar os dividendos e de vender acções. Para quê? Para devolver o empréstimo federal e poder remunerar os gestores como muito bem entender. E parece que o Citigroup vai pelo mesmo caminho, mais o JPMorgan, mais o Bank of America (infotrmação do Oje de 2009-12-16).Eu acho inteligente, mas também acho que o principal problema deste tipo de inteligência é acharem que os outros não são inteligentes. Pobre presidente Obama, ter de os aturar.


.

Sem comentários:

Enviar um comentário