quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Gestionarium XVI – Ecce uxor , Ecce Homo e o Museu das Caldas

'

O gestor
Devemos estudar as técnicas de gestão que vemos alcançar o sucesso.
Sucesso aqui significa que os gestores conseguiram o que queriam.
Mas devemos analisar se o que queriam era um objectivo de longo prazo, ou de curto prazo.
Por exemplo, a senhora ministra da cultura tem um objectivo de longo prazo: aumentar a eficiência económica dos seus museus, aumentando a oferta com o mesmo orçamento.
E tem um objectivo a curto prazo: substituir os directores de museus que são técnicos de museologia, por gestores.
Assim, o objectivo de longo prazo virá por acréscimo, crê a senhora ministra.
Este é um dos principais problemas de gestão que os decisores têm de resolver.
Dada uma fábrica, põe-se um engenheiro a governá-la ou um gestor?
Dado um hospital, põe-se um médico a governá-lo ou um gestor?
Dada uma escola, põe-se um professor a governá-la ou um gestor?
O termo governar, tirado da náutica, é apropriado. Porque na náutica traça-se uma rota estimada, entrando com as correntes, os ventos, a velocidade estimada. Vai-se navegando e vai-se comparando a rota real com a rota estimada. Não se traça um segmento de A a B. Não passe pela cabeça de ninguém que se pode navegar assim. Ou bate nas rochas, ou vai dar à praia, ou vai para o mar alto. O contexto não se adapta à vontade do gestor. É o decisor que tem de se adaptar às condições, e verificar se a sua estimativa está ou não a afastar-se da realidade.
Isto é, governar não é para gestores, porque gestores não sabem calcular a força dos ventos ou das correntes.
Dir-se-ia que, quando se pretende melhorar a eficiência económica de uma empresa, é uma boa solução pôr um bom gestor como assistente do diretor , o qual deverá ser um técnico, e não o contrário.
Pôr um gestor a governar os hospitais conduz à situação atual: são as melhorias espetaculares na eficácia dos tratamentos que compensam o abandono por médicos experientes do serviço público e as mortes nos hospitais por carência de meios humanos (informações que nos chegam do interior dos hospitais por pessoas que lá trabalham);
Pôr um gestor a governar as escolas conduz à situação atual: reforço do insucesso e abandono escolar, aumento da criminalidade, dificuldade de qualificação para o tipo viável de empregos;
Pôr um musico a governar o ministério da cultura parece ser uma boa ideia.
'
Ecce uxor
Mas, ecce uxor (eis a mulher) : a senhora ministra é uma excelente pianista; mas agora é gestora e como tal se comporta. Agravante é o facto de achar que tudo tem de ser decidido por ela, que para isso foi escolhida por quem foi eleito. Agravante é também o facto de quem foi eleito andar arredio da problemática da cultura (o primeiro ministro do anterior governo afirmou isso publicamente, não vamos contrariá-lo).
Cultura, como se sabe, é o que pode fazer-se quando nos libertamos da obrigatoriedade de prover a subsistência.
É provável que quem governe ache que o objectivo da gestão dos museus é apresentar indicadores de eficiência económica.
É ainda natural que uma senhora pianista os ignore, porque música não é Ieronimus Bosch, embora se esperasse que por ser artista a sua sensibilidade a abrisse ao respeito pelos técnicos de museologia. Mas não nos esqueçamos de que oficiais superiores das SS também tocavam Beethoven (ver a história de Theresinstadt).
É pois natural que ache, que ignore os critérios de avaliação da qualidade do trabalho de uma equipa de especialistas em museus.
Como os gestores de uma empresa de transportes ignoram os critérios de avaliação da qualidade do trabalho de uma equipa de especialistas em transportes.
E então, como dizia José Régio na toada de Portalegre, a senhora ministra achou que o diretor do museu de arte antiga não tinha perfil ( quando roda o rosto de 90º deixa de se ver?) e de supetão lhe comunicou que no dia seguinte ia deixar de ser diretor do museu.
Tem o direito de o fazer (o cargo é automaticamente colocado à disposição do ministro sempre que o governo muda), mas disse o ex-diretor, por uma questão de cortesia profissional é costume falar destas coisas com calma, com os restantes membros da equipa, e estudar em conjunto uma transição. É costume, quando as pessoas são corteses. Quando não são, não é costume.
'
Ecce homo
E ecce homo (eis o homem).
O novo diretor, vindo do Grão Vasco, assim foi apresentado, ecce homo (se forem ao museu de arte antiga, não vejam só o Bosch e o painel de S.Vicente, vejam também o Ecce homo e, claro, o resto).
É isso, temos homem, temos gestor com perfil.
“Esta é a ditosa pátria minha amada”, de quem Luis Vaz também disse “nesta apagada e vil tristeza”.
'
O Museu das Caldas
E, para arrancar com a nova estratégia da rede de museus, a senhora ministra mandou retirar da rede o museu das Caldas da Rainha.
Tudo isto me faz lembrar a história do publicitário que há uns anos apresentou a sua campanha para anunciar a abertura das novas estações dos CTT na Pontinha e na Buraca que dizia: a Buraca e a Pontinha cresceram, cresceram, e os CTT tiveram de lhes dar condições para lhes satisfazer as necessidades.
Alguém também teve de chamar a atenção que não devem escrever-se estas coisas assim, e a campanha foi mudada.
Também a senhora ministra não devia ter mandado o museu das Caldas ser o primeiro a sair da rede dos museus. Chama muito a atenção a forma como o museu se retira da rede, tanto tempo em que esteve tão aconchegado nela.
A senhora ministra devia seguir uma regra preciosa de gestão que não segue: ouça primeiro as pessoas antes de decidir, ou melhor, decida com elas, leia a sabedoria das multidões, para não mandar retirar o museu das Caldas com toda a gente a ver.
Votos de felicidades para o ex-diretor, agora regressado ao museu do azulejo, ali na Madre de Deus, aonde eu ia todos os domingos ouvir a minha namorada no coro da igreja, acompanhado pelo órgão tocado pela senhora dona Guilhermina, com corais e missas de Bach, Teleman e Buxtehude, e que é um sítio maravilhoso, mesmo sem musica e sem a cortesia da senhora ministra.
'

1 comentário:

  1. Бросали ли вы курить с помощью Табекса?
    Очень хочу избавиться от этот гадкой привычки. Пишите пожалуйста ваше мнение и результаты.
    Заранее большое спасибо.

    [url=http://2nt.ru/go/serial.php]Вообще любой сериал и особенно новинки я качаю тут [/url]
    [url=http://2nt.ru/go/teets.php]Молодежное видео тут[/url]

    ResponderEliminar