terça-feira, 2 de outubro de 2018

lisbon mobi summit - shuttles autonomos

Gostaria de divulgar o anuncio da Transdev (operador de transportes) e da Navya (fabricante de shuttles autónomos) de que tomei conhecimento na Lisbon Mobi summit:

http://navya.tech/en/autonom-en/autonom-shuttle/?gclid=EAIaIQobChMIjfj60NzC3QIVhjLTCh0WAgQZEAAYASAAEgK-3vD_BwE

Trata-se de uma realização tecnológica para resolver o problema das "first" e "last mile" nas deslocações diárias. É portanto um modo de transporte complementar do transporte público de grande capacidade, ideal para serviço de bairros, zonas académicas, desportivas ou de concentração de hoteis. Não se trata de publicidade orientada, uma vez que qualquer aquisição tem de submeter-se às regras de contratação pública.

Perdoando-se a imodéstia, o tema destes modos complementares foi ventilado no meu livrinho Manual condensado de transportes metropolitanos :
https://1drv.ms/b/s!Al9_rthOlbwehWMdmBJ_Q06Wk7XH

nas páginas     87-88  (grafos de deslocação casa-emprego) e 175-177  (descrição de modos complementares).

O veículo da Navya pode ser chamado taxi-robô, shuttle autónomo, cabina driverless, PRT (personal rapid transit), transporte on demand de pequena capacidade.
Tração elétrica com bateria de 33 kWh, guiamento por GPS/GNSS (global navigation satellite system), velocidade limtada a 25 km/h.
Convirá que os percursos programados sejam bem definidos e assinalados no pavimento com margem de segurança lateral suficiente como zona não pedonal (os sensores de que dispõe provocam a paragem apenas se um obstáculo estiver no seu caminho; se se encontrar a 30 cm do plano vertical da lateral o veículo não para, daí ser necessário reservar uma margem de segurança lateral)

Modos alternativos: sistema Vectus  ( http://www.vectusprt.com/EN/vectus-intelligent-transport/ ) e Ultra ( http://www.ultraglobalprt.com/ ), em cabinas autónomas em sítio guiado e sistema Tula ( http://www.tula-labs.com/pt/tulaauto/ ), com guiamento por indução eletromagnética por cabo enterrado ou por leitura ótica de pintura no pavimento.

Como expresso no referido livro, é do interesse dos operadores de transporte de grande capacidade disporem de conhecimento neste tipo de transporte e mesmo inclui-lo nos seus equipamentos, parqueados em estações.

Na Lisbon mobi summit a Transdev mencionou as muitas aplicações em funcionamento. São de molde a terem aplicação na área metropolitana de Lisboa, por exemplo nas ligações transversais à linha de Cascais ou ligação a zonas residenciais ou académicas.
   

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