terça-feira, 9 de outubro de 2018

Aeroporto do Montijo XI - A propósito da afirmação de que não será "low cost"

https://eco.pt/2018/10/09/aeroporto-do-montijo-nao-sera-low-cost-diz-ceo-da-ana/



A ver se não digo nada que leve os meus amigos defensores do Montijo a zangarem-se comigo.
Temos então de um lado o sr comentador do reino Marques Mendes a dizer que 1000 milhõezitos de euros dá para a obra e a deslocalização da tropa (e obrigações de salvamento costeiro da EU).
Agora temos o sr CEO da ANA a dizer que a Vinci paga umas centenas de milhares de euros. Deve ter sido má tradução. Mas a ideia central é que o serviço vai ser fantástico, nada de mexeruquices low cost (ao princípio diziam-nos que uns barracãozitos resolviam o assunto, na pior das hipóteses 100 milhões... por acaso, eu cá não sei, mas quer-me parecer que crescendo a pista para sul em estacaria, não convirá que os barcos passem muito junto, talvez ainda tenha de se dragar um bocadito ao sul da ilha do rato para afastar a rota dos catamarãs, que é isso comparado com as dragagens do terminal multi-usos do Barreiro, mas isto sou eu que sou um pessimista nato, se os barcos passassem junto da pista os turistas podiam tirar fotografias a competir com as do aeroporto de Skyathos ).
Só por desporto, porque como já escrevi, não temos dinheiro para uma solução melhor , fiz umas contitas sobre distancias com base no mapa do google earth que anexo (segundo o sr CEO, houve companhias aéreas que não deixaram pensar noutras soluções):




             (distancia da área de serviço de Alcochete à gare do Oriente :  15,2 km) 
·         BA6 – gare do Oriente  ligando à PVG na área de serviço de Alcochete onde teria de se construir nova portagem (a Lusoponte não vai gostar): 19,8 km
·         BA6-gare do Oriente pela circular externa do Montijo (o sr presidente da câmara gostaria de um troço novo dessa circular) aproveitando as portagens existentes : 30,5km
·         CTA – gare do Oriente aproveitando as vias existentes: 35,7 km
·         Rio Frio – gare do Oriente aproveitando as portagens do Pinhal Novo: 31 km
Por curiosidade, olhando para a ferrovia:
·         BA6-Pinhal Novo a reconstruir : 15km
·         BA6-Entrecampos  :  55 km  (44 minutos)
·         Beja/Aeroporto de Beja-Casa Branca: 60km /se linha nova alta velocidade 480 M€ e 20 minutos
§  Beja/Aeroporto de Beja-Entrecampos: 160km / 1h30min
·         Beja/Aeroporto de Beja-Pinhal Novo: 130km /se linha nova alta velocidade 1040 M€ e 36 minutos
§  Beja/Aeroporto de Beja-Entrecampos: 160km / 1h10min

Seria interessante haver uma garantia de que não se construirá, por razões ambientais, e seja em que circunstâncias for, uma 2ª pista no Montijo no leito do rio, a oeste da existente.

Junto também uma ligação para a descrição dum sistema de proteção contra colisões com aves (outro sistema é o de pequenos canhões para assustar as aves):    


https://fcsseratostenes.blogspot.com/2017/03/sessao-promovida-pela-ordem-dos.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Skiathos_International_Airport


Sem comentários:

Enviar um comentário