sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Email enviado ao empreiteiro e fiscalizador das obras de arranjos exteriores Terreiro do Paço-Sul e Sueste





Exmos Senhores

Assunto: Obra de arranjos exteriores Terreiro do Paço-Sul e Sueste

Provavelmente a situação que motiva esta mensagem pouco persistirá. No entanto envolve (ou envolveu) um tema que para mim é extremamente relevante por ser de interesse público por ser indissociável das diretivas europeias relativas às acessibilidades.
O esquema pedonal adotado durante as obras impediu a ligação direta para pessoas em cadeiras de rodas entre a saída dos barcos e a entrada do metropolitano, e o mesmo para quem queira ir do metro para os barcos.
Para quem quisesse ir do Terreiro do Paço  para o metro utilizando o elevador de superfície teria de descobrir uma entrada precária, muito mal sinalizada, de um precário corredor baiado por rede de arame, até ao elevador de acesso ao metro. Não utilizando o elevador, para quem venha do cais das colunas ou tenha atravessado o tunel pedonal do Terreiro do Paço e queira aceder ao metro ou aos barcos, terá de atravessar por uas vezes a marginal e usar o passeio do ministério das finanças.
Esta situação configura um grave menosprezo pelos direitos reconhecidos pela legislação nacional e comunitária dos cidadãos com mobilidade reduzida.
Nestas circunstancias, deixo o apelo à sua correção, nesta ou em quaisquer obras atribuidas a V.Exas.
Lateralmente, e esperando a consideração de V.Exas para os riscos corridos, junto foto de um trabalhador vosso numa escavação sem entivação, ao lado de um monte de terra que estimo produzir uma pressão de 3 ton/m2.

Também observei um trabalhador vosso a cortar um lancil com uma rebarbadora sem óculos de proteção e junto da passagem dos passageiros.
Finalmente, embora o assunto possa não vos dizer respeito (mas para a hipótese de vir a sê-lo será imperioso considerá-lo e informar o dono da obra dos riscos prováveis) junto fotos que comprovam que na vertical do túnel do metro existem aterro ou acumulação de materiais que exercem pressão sobre o túnel.
Como se sabe, a diminuição da compressão sobre um tunel, nomeadamente  sujeito a pressões hidroestáticas, desestabiliza-o.








Informo que a presente mensagem, por tratar de assuntos de interesse público, é de acesso público.

Com os melhores cumprimentos e ao dispor para complementos

Fernando Santos e Silva
BI 1 453 978

Referência:
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/11/arranjos-de-superficie-na-zona.html



PS - Cópia deste email enviado à CML, Assembleia Municipal e Metropolitano de Lisboa

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