sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Ainda o flygskam e a concorrencia dos comboios noturnos

Curiosa a tentativa de conter o crescimento de voos de curto e medio curso substituindo-os pela ferrovia.
Eis duas notícias sobre projetos europeus de retomar os percursos de comboios noturnos.
Na primeira, a inauguração do serviço bissemanal Viena-Bruxelas. O lema do serviço "Lying not flying" presta-se a confusões, não é "mentindo", o verbo "to lie" também significa  "deitar", então o lema pode traduzir-se por "vá deitado, não voe".

https://www.railwaygazette.com/passenger/lying-not-flying-as-nightjet-sleeper-train-reaches-brussels/55579.article

Na segunda anuncia-se  a intenção de lançar  a partir da Suecia e da Dinamarca uma rede de comboios noturnos:
https://www.railwaygazette.com/passenger/malm%C3%B6-k%C3%B6ln-suggested-as-first-route-for-a-network-of-night-trains/55550.article

Mapa dos tempos de percurso estimados (dir-se-á que a rede europeia ainda tem muito para melhorar):




Sem comentários:

Enviar um comentário