Aparentemente, o governo, através do seu ministério do Ambiente e da própria CML, como entidade predominante na AML, conseguiu atrair para a sua estratégia de mobilidade urbana a câmara de Loures, com a promessa, através de um protocolo com o metropolitano de Lisboa para estudo de uma linha de metro ligeiro de superficie Hospital Beatriz Angelo-Ramada-estação de metro de Odivelas - Póvoa de Santo Adrião-Ikea-Loures Shopping-Infantado (12,5 km/300 M€). A câmara de Odivelas já se timnha mostrado aoiante indefetível da linha circular do metro.
https://www.publico.pt/2020/10/06/local/noticia/metro-superficie-loures-odivelas-1933775
Embora a utilidade desta linha pareça evidente, deve observar-se que será uma solução local com risco de não se ajustar a uma visão integrada de toda a área metropolitana. Esta visão, consubstanciada no PROTAML de 2002, previa uma linha circular externa de metro ligeiro de superficie (LRT) Algés-Odivelas-Loures-Sacavem. Por outro lado, mantem-se o isolamento da linha do Oeste relativmente este eixo de penetração em Lisboa.
Depois de ouvir no forum da TSF de 15 de setembro de 2020 sobre ferrovia o presidente da câmara de Mafra., Helder Silva, a lamentar esse isolamento da linha do Oeste e a propor a ligação ao metro em Loures, resolvi enviar-lhe a seguinte mensagem:
Escrevo-lhe na qualidade de técnico de transportes, antigo
funcionário no metropolitano de Lisboa.
Cumprimento-o pela excelente intervenção no Forum TSF de 15
de setembro de 2020 sobre ferrovia, quando referiu a conveniência da ligação da
linha do Oeste a um eixo ferroviário de penetração na cidade de Lisboa, que
poderia ser através da conexão à linha de metro em Loures, depois do
prolongamento deste a partir de Odivelas.
Dentro desta ideia, tinha já enviado em maio de 2020 aos
senhores presidentes de câmara de Odivelas e de Loures sugestões de expansão da
rede de metro na sequencia da lei 2/2020 da AR que suspendia a construção da
linha circular do metro (ver http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/05/sugestoes-para-expansao-do.html ).
Infelizmente, o ministério do Ambiente e a CML, enquanto
entidades determinantes da estratégia dos transportes na área metropolitana de
Lisboa, têm outra conceção desta temática e parece que tiveram sucesso ao
convencerem os presidentes da câmara de Odivelas e de Loures da excelência do
seu plano LIOS (linhas intermodais de operação sustentável).
Daí não ter recebido qualquer resposta, para além das
automáticas que benevolamente dizem ao cidadão que as suas sugestões foram
encaminhadas para os departamentos competentes.
Segundo as notícias, estão já assinados protocolos entre o
governo e as câmaras de Lisboa, Oeiras, Odivelas e Loures já com soluções de
traçados de linhas e escolha de modos de transporte, apresentadas como
integrando o PNI2030 e o Plano de recuperação e resiliência e em
desenvolvimento nos departamentos de projeto do metropolitano de acordo com as
instruções superiores.
Isto é, não houve debate publico e informado, contrariando
assim claramente o artigo 48.2 da Constituição da República Portuguesa.
O objetivo desta carta é assim solicitar que peça aos seus
serviços técnicos de Planeamento Territorial a análise das sugestões constantes
do link acima referido e da sua eventual aplicabilidade em articulação com a
linha do Oeste e as necessidades dos seus munícipes.
Basicamente receia-se que os traçados e as soluções
estudadas com estes protocolos comprometam a análise integrada da problemática
dos transportes na área metropolitana por se ter dado prioridade à resolução de
problemas locais. Por exemplo, a agora
descrita linha de metro ligeiro da estação de Odivelas para o Infantado vem
adiar a expansão da linha de metro de Odivelas para Loures, na previsão de
futura expansão a Malveira e linha do Oeste, além de poder não se integrar na futura
linha circular externa Algés-Loures-Sacavém.
Junto ainda os seguintes links com informação complementar,
com a solicitação de envio para os seus serviços técnicos de modo a
habilitá-los a prepararem um resumo não técnico para, se assim o entender, sua
apreciação e análise no seu município.
- Plano de
expansão do metro de Lisboa
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/05/esboco-de-plano-de-expansao-do.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/02/planeamento-estrategico-na-area.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/02/comentario-ao-artigo-servir-loures-com.html
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/08/tres-camaras-da-aml-anunciaram-uma-nova.html
https://www.publico.pt/2020/10/06/local/noticia/metro-superficie-loures-odivelas-1933775
Com os melhores
cumprimentos e ao dispor para esclarecimentos
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