sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Mais um protocolo das câmaras de Loures e de Odivelas com o metropolitano de Lisboa

Aparentemente, o governo, através do seu ministério do Ambiente e da própria CML, como entidade predominante na AML, conseguiu atrair para a sua estratégia de mobilidade urbana  a câmara de Loures, com a promessa, através de um protocolo com o metropolitano de Lisboa para estudo de uma linha de metro ligeiro de superficie Hospital Beatriz Angelo-Ramada-estação de metro de Odivelas - Póvoa de Santo Adrião-Ikea-Loures Shopping-Infantado (12,5 km/300 M€). A câmara de Odivelas já se timnha mostrado aoiante indefetível da linha circular do metro.

https://www.publico.pt/2020/10/06/local/noticia/metro-superficie-loures-odivelas-1933775

Embora a utilidade desta linha pareça evidente, deve observar-se que será uma solução local com risco de não se ajustar a uma visão integrada de toda a área metropolitana. Esta visão, consubstanciada no PROTAML  de 2002, previa uma linha circular externa de metro ligeiro de superficie (LRT) Algés-Odivelas-Loures-Sacavem. Por outro lado, mantem-se o isolamento da linha do Oeste relativmente  este eixo de penetração em Lisboa.

Depois de ouvir no forum da TSF de 15 de setembro de 2020 sobre ferrovia o presidente da câmara de Mafra., Helder Silva, a lamentar esse isolamento da linha do Oeste e a propor a ligação ao metro em Loures, resolvi enviar-lhe a seguinte mensagem:


Escrevo-lhe na qualidade de técnico de transportes, antigo funcionário no metropolitano de Lisboa.

Cumprimento-o pela excelente intervenção no Forum TSF de 15 de setembro de 2020 sobre ferrovia, quando referiu a conveniência da ligação da linha do Oeste a um eixo ferroviário de penetração na cidade de Lisboa, que poderia ser através da conexão à linha de metro em Loures, depois do prolongamento deste a partir de Odivelas.

Dentro desta ideia, tinha já enviado em maio de 2020 aos senhores presidentes de câmara de Odivelas e de Loures sugestões de expansão da rede de metro na sequencia da lei 2/2020 da AR que suspendia a construção da linha circular do metro (ver http://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/05/sugestoes-para-expansao-do.html      ).

Infelizmente, o ministério do Ambiente e a CML, enquanto entidades determinantes da estratégia dos transportes na área metropolitana de Lisboa, têm outra conceção desta temática e parece que tiveram sucesso ao convencerem os presidentes da câmara de Odivelas e de Loures da excelência do seu plano LIOS (linhas intermodais de operação sustentável).

Daí não ter recebido qualquer resposta, para além das automáticas que benevolamente dizem ao cidadão que as suas sugestões foram encaminhadas para os departamentos competentes.

Segundo as notícias, estão já assinados protocolos entre o governo e as câmaras de Lisboa, Oeiras, Odivelas e Loures já com soluções de traçados de linhas e escolha de modos de transporte, apresentadas como integrando o PNI2030 e o Plano de recuperação e resiliência e em desenvolvimento nos departamentos de projeto do metropolitano de acordo com as instruções superiores.

Isto é, não houve debate publico e informado, contrariando assim claramente o artigo 48.2 da Constituição da República Portuguesa.

O objetivo desta carta é assim solicitar que peça aos seus serviços técnicos de Planeamento Territorial a análise das sugestões constantes do link acima referido e da sua eventual aplicabilidade em articulação com a linha do Oeste e as necessidades dos seus munícipes.

Basicamente receia-se que os traçados e as soluções estudadas com estes protocolos comprometam a análise integrada da problemática dos transportes na área metropolitana por se ter dado prioridade à resolução de problemas locais. Por exemplo,  a agora descrita linha de metro ligeiro da estação de Odivelas para o Infantado vem adiar a expansão da linha de metro de Odivelas para Loures, na previsão de futura expansão a Malveira e linha do Oeste, além de poder não se integrar na futura linha circular externa Algés-Loures-Sacavém.

Junto ainda os seguintes links com informação complementar, com a solicitação de envio para os seus serviços técnicos de modo a habilitá-los a prepararem um resumo não técnico para, se assim o entender, sua apreciação e análise no seu município.

- Plano de expansão do metro de Lisboa

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/05/esboco-de-plano-de-expansao-do.html

 - planeamento estratégico na AML

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/02/planeamento-estrategico-na-area.html

 - servir Loures com o comboio

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/02/comentario-ao-artigo-servir-loures-com.html

 - objeções ao protocolo de 3 câmaras em 29jul2020

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/08/tres-camaras-da-aml-anunciaram-uma-nova.html

 - rede de metro de superfície de Loures e Odivelas

https://www.publico.pt/2020/10/06/local/noticia/metro-superficie-loures-odivelas-1933775

 

 

Com os melhores cumprimentos e ao dispor para esclarecimentos 




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