domingo, 25 de setembro de 2011

O problema das idades e do emprego

Com a devida vénia à secção matemática do Publico



Beneficiando da nova legislação, o empregador especificou no anuncio para um bom emprego, mas temporário, que queria candidatos com boa formação matemática e com idades compreendidas entre 16 e 65 anos.
Selecionou 3 candidatos com idades cujo produto era 51.000  e perguntou a cada um deles qual a soma das idades, pedindo que justificassem a resposta.
Todos os candidatos responderam que não tinham elementos para darem a resposta certa porque havia pelo menos 2 combinações de idades possíveis.
Porém, com base nestes novos dados, passou a ser possível determinar a soma das idades, que é o que se pede ao leitor.

Pretende-se com este enigma tentar estabelecer uma analogia com a matemática das regras eleitorais, mais precisamente com o carater de neutralidade de uma votação - a forma como alguem vota não deve influenciar  o voto de outrem.
No caso do enigma, a forma como cada um responde condicionaria a resposta dos outros, dando-lhe a solução que estava anteriormente inacessivel.
Também pode estabelecer-se a analogia com as sondagens ponderadas com o histórico das votações duma dada população. Os técnicos das sondagens prevêem melhor do que os próprios indecisos em quem estes vão votar.
O facto é que o leitor, se quiser, pode determinar a soma das idades dos 3 candidatos, coisa que nenhum dos candidatos podia fazer antes de ter dado a resposta certa ao empregador.

Outro facto é que a matemática eleitoral é uma disciplina complicada, com a agravante de já ter sido demonstrada a impossibilidade de uma regra eleitoral ideal que preenchesse todos os requisitos éticos. O que não ajuda a melhorar a prática democrática, dada a aversão à matemática de tantos cidadãos e cidadãs (não é só cá, veja-se como falhou em Inglaterra a introdução do voto preferencial) e a falta de tempo e disposição de uma pessoa para analisar a demonstração dos teoremas eleitorais. E favorece a pequenez dos chefes politicos que dizem que só podem governar se tiverem a maioria absoluta. São uns absolutistas que até querem alterar o sistema proporcional para fabricarem maiorias.


Não tem o leitor paciencia para determinar a soma das idades dos 3 candidatos?
Então veja a solução em
https://skydrive.live.com/?cid=95ca2795d8cd20fd#!/view.aspx?cid=95CA2795D8CD20FD&resid=95CA2795D8CD20FD%21999
, com o meu pedido de que pense bem  sobre a ameaça que paira sobre o voto proporcional, que permite a representação das minorias nos orgãos executivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário