segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Sugestão ao senhor secretário de estado da Cultura

No meio dos desgostos que a senhora ex-ministra da Cultura e o atual senhor secretário de estado me têm dado, desde a ingerencia na ópera, a transferencia do museu dos coches e agora a fusão a todo o preço de funções e atribuições, tenho uma sugestão a fazer, para animar o teatro em Portugal e chamar mais público aos teatros nacionais.
Tem sido muito divulgado por email um diálogo entre o ministro Colbert (a minha professora de História não se cansava de gabar a politica mercantilista, de livre circulação de mercadorias e apoio à industria em França mas com proteções aduaneiras) e o cardeal Mazarin, o grande superintendente de Luis XIV. Mazarin explica a Colbert onde deve arranjar dinheiro: com impostos sobre a classe média, que quanto mais sobrecarregada é mais trabalha.
O diálogo não é histórico. Faz parte da peça de Antoine Rault "Le diable rouge" (o cardeal Mazarin), que trata principalmente o interesse politico do casamento de Luis XIV com a filha do rei de Espanha para acabar com o sorvedouro das guerras. Em cena em França em 2008.
Ver:





Le Diable Rouge de Antoine Rault from aquitainetv on Vimeo.


É o que eu sugiro: levar à cena esta peça nos teatros nacionais. Os públicos acorrerão, para ver os amores infelizes de Luis XIV e a teoria sobre os impostos.

Sem comentários:

Enviar um comentário