segunda-feira, 19 de setembro de 2011

SAAL - Serviço de Apoio Ambulatório Local

SAAL - Serviço de Apoio Ambulatório Local - Programa da responsabilidade do secretário de estado da habitação e urbanismo, arquiteto Nuno Portas, em vigor de 1974 a 1976.
Objetivo - resolução do problema da habitação das populações em barracas e bairros de lata, envolvendo-as em procedimentos de auto-construção.
Foi o "25 de Abril" da arquitetura; através do apoio de técnicos permitiu ultrapassar obstáculos burocráticos (a primeira dificuldade que se depara aos cidadãos quando querem resolver alguma coisa); suprimido por decreto ao fim de dois anos, transferindo todas as funções para as camaras municipais.

A propósito da notícia do DN , citando o presidente da câmara de Lagos: "a construção de hoteis de 4 e 5 estrelas não é compatível com empreendimentos sem o mínimo de condições", percebe-se que se pretende acabar com o bairro do SAAL na aldeia da Meia-praia em Lagos para facilitar a construção de hoteis.
No comments, como diz o programa da Euronews, mas recorde-se a canção de José Afonso:

Foi sempre a tua figura
Tubarão de mil aparas
Deixar tudo à dependura
Quando na presa reparas


Nuno Portas, entrevistado a propósito, admitiu que o bairro pudesse ter sido demolido por estar muito avançado na areia, mas que construir hoteis no mesmo sítio lhe parece ... "esquisito".
Recordou que no programa trabalhou gente de todos os partidos politicos e que foi um "case study" em Portugal e no estrangeiro (comentário meu: nunca se consegue destruir tudo ou apagar toda a memória).
Infelizmente, foi cortado, em Outubro de 1976.
País de cortes para ficarem os decisores muito tranquilos e senhores das suas decisões depois de eliminarem o que não se coaduna com o seu pensamento ideológico (comentário meu).

Filmes:
- Continuar a viver ou os indios da Meia praia, de Cunha Teles
- As operações SAAL
Livro:
- O processo SAAL e a arquitetura no 25 de Abril de 1974, de José Bandeirinha

Sem comentários:

Enviar um comentário