segunda-feira, 18 de maio de 2015

Sugestões - PPP e kWh das eólicas

1 - As PPP - Volto a citar o trabalho de Joaquim Miranda Sarmento sobre o problema das PPP, publicado pela fundação Francisco Manuel dos Santos (como ele escreveu, deve analisar-se a questão com serenidade e beneficiar do que for possível) . A sua proposta é substituir a dívida de 16% de rentabilidade para os credores, por outra de rentabilidade de 3% (o governo diz que já conseguiu a redução para 8%, mas eu receio que esse valor tenha sido atingido contabilizando desistencias de investimentos.
A sugestão é desenvolver um plano de transição para atingir esse objetivo, preferencialmente com apoio de fundos comunitários.

2 - rendas excessivas na produção de energia elétrica - considerando a elevada remuneração das centrais térmicas para a sua disponibilidade e para a energia eólica, a sugestão é reduzir, através de um plano de transição, a remuneração do kWh eólico para um máximo de 5 centimos (50€/MWh) .

Evidentemente que os credores e os empresários envolvidos não gostarão, mas todos nós temos de nos sacrificar, não é verdade?

Sem comentários:

Enviar um comentário