Atualização a 13set2022 – aeroporto de Beja – diversas entidades e cidadãos têm manifestado empenho no aproveitamento do aeroporto de Beja, incluindo como apoio a excessos de afluência do aeroporto da Portela AHD. Destaque para moção da Assembleia municipal, e para as intervenções do presidente de câmara de Beja, de dois ex-autarcas (https://www.publico.pt/2022/07/29/opiniao/opiniao/aeroporto-beja-juntemse-porra-2014225 ), de deputados por Beja (https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/deputado-do-ps-escreve-a-tres-companhias-aereas-para-as-sensibilizar-a-utilizarem-o-aeroporto-de-beja ) e do presidente da CCDR (anúncio de que estão previstos 100 milhões de euros de financiamento comunitário para a ligação por comboio entre o aeroporto de Beja e Beja, ver https://odigital.sapo.pt/estao-cerca-de-100-milhoes-garantidos-para-que-o-comboio-chegue-ao-aeroporto-de-beja/ ).
Como já destacado por diversos intervenientes na discussão pública,
o aeroporto de Beja tem vida própria e hipóteses de desenvolvimento,
nomeadamente como aeroporto para jactos privados e charters de turismo
especificamente orientado para o Alentejo (ver interessante artigo comparativo
com aeroportos na Lapónia: https://www.transportesenegocios.pt/laponia-na-outra-extremidade-do-alentejo/ ), como aeródromo militar (ver a hipótese de
teste do novo KC-390 Embraer e sua possível utilização no combate a incêndios
como avião cisterna, não anfíbio, ver https://www.airway.com.br/embraer-testa-kc-390-com-sistema-de-combate-a-incendios/
), como base de reparações, manutenção e estacionamento de médio e longo prazo,
e como aeroporto de carga. A sua utilização como apoio ao AHD, e não como função
complementar, depende apenas, como também já referido por muitos intervenientes,
da coordenação para programação atempada de voos, entre Vinci/Ana, companhias “low
cost”, ANAC e dos transportadores terrestres, nomeadamente da IP/CP. A sua
capacidade atual para acolhimento de passageiros é de 300 passageiros/hora (cerca de 1 milhão de passageiros/ano).
A solução para a plena rentabilização do aeroporto de Beja poderá vir,
essencialmente, da iniciativa das entidades regionais e dos cidadãos enquanto
sociedade civil, no uso dos direitos consagrados na Constituição de
participação nos assuntos públicos e implementando verdadeiras ações de
descentralização e de coesão territorial, com especial responsabilidade da
CCDRR e entidades intermunicipais. Neste domínio é interessante analisar a
experiência de Inglaterra relatada em https://www.publico.pt/2022/09/10/politica/opiniao/descentralizacao-monstro-ingles-precisa-amigos-2019456
. E se as acessibilidades do aeroporto não são razoáveis, a principal razão
para uma boa ligação Beja -Lisboa não deverá ser o aeroporto mas sim a própria
região.
Como referido em https://sol.sapo.pt/artigo/775308/congestionamento-aereo-da-capital-a-hipotese-beja
, na atual situação a ligação do aeroporto de Beja a Lisboa poderá fazer-se em 2h30min
por comboio (25 minutos por autocarro do aeroporto a Beja e 2h05min de comboio
de Beja a Entrecampos com transbordo em Casa Branca por a ligação Beja-Casa
Branca não estar eletrificada) e 2h20min por autocarro (50min à portagem de Grândola
por 37 km de estrada até ao troço da A26 de ligação à A2,mais 1h30min para
Lisboa) , dependendo da disponibilidade de material circulante e tripulações, o
que poderá ser crítico.
Numa fase 1 de melhoria da ligação, a construção de um
troço de linha entre Beja e o aeroporto e entre o aeroporto e um ponto a norte
de Beja da linha existente (estimativa 50 milhões de euros; ) poderá reduzir o tempo
de percurso do aeroporto de Beja para Lisboa por comboio para 2h15min;
utilização de 160 km de linha existente (via única Beja-Poceirão + dupla
Poceirão-Entrecampos). Ver alternativas para a ligação aeroporto de Beja - Beja no fim do texto.
Numa fase 2 de melhoria, através da eletrificação da
ligação Beja-aeroporto-Casa Branca, permitindo comboios elétricos diretos para
Entrecampos (estimativa 150 milhões de euros), teremos um tempo de percurso por
comboio de 2h00min ; utilização de 160 km de linha existente (via única
Beja-Poceirão + dupla Poceirão-Entrecampos; possível saturação na ponte 25 de
abril)
Numa fase 3 de
melhoria , antecipando o cumprimento do regulamento 1315 das redes TEN_T transeuropeias
de alta velocidade (ligação Évora-Beja-Faro-Huelva prevista neste regulamento
para 2050 na rede “comprehensive”), construção de linha nova de AV entre Beja e
Casa Branca
(estimativa 400 milhões de euros),
reduzindo o tempo de percurso aeroporto de Beja-Lisboa para 1h40min ; utilização
de 110 km de linha existente (via única Casa Branca-Poceirão + dupla
Poceirão-Entrecampos; possível saturação na ponte 25 de abril)
A construção da terceira travessia do
Tejo integrada na linha AV Lisboa-Madrid (estimativa 3.000 milhões de euros a afetar
às linhas de AV Lisboa-Madrid, de serviço do novo aeroporto de Lisboa, suburbanas
de serviço da AML , e de mercadorias, tudo investimentos abrangidos pelo apoio
financeiro comunitário) permitiria, no pressuposto de execução das 4 fases
anteriores, reduzir o tempo de
percurso aeroporto de Beja-Lisboa para 50min ; todo o percurso em linha
nova AV .
Serviço por autocarros
Para o serviço por autocarro aeroporto de Beja-Lisboa,
para uma afluência de 300 passageiros por hora, teriam de ser 300/50=6
autocarros por hora ou tempo de ida e
volta/intervalo entre autocarros = 320 minutos/10 minutos = 32 autocarros no
total durante 10 horas.
Para a ligação a Faro por comboio terá de se reativar
a ligação por Funcheira, o que poderá ter problemas de disponibilidade de
material circulante. Uma hipótese seria a ligação em autocarro do aeroporto até
à estação de Grândola, e aqui ligação ao comboio para Faro (mais 2h20min,
total aeroporto-Faro 3h15min), ou 2h05 para Lisboa Entrecampos.
O prolongamento da autoestrada A26 para Beja, de 37 km
até ao aeroporto antes de Beja (100 milhões de euros?) reduziria para
2h05m e 29 autocarros para Lisboa, ou 2h15m para Faro, mas não deveremos
esquecer as respetivas emissões e o congestionamento rodoviário.
Conclusão
Em resumo, se a CP e as operadoras rodoviárias dispuserem de material circulante e da respetiva tripulação, poderão absorver-se excessos de afluência no AHD da ordem dos 10% (para o tráfego atual) através do aeroporto de Beja. Será então essencial as entidades da região de Beja pressionarem a CP, a IP e as rodoviárias, para além da ANA e da ANAC e as "low cost", com vista à obtenção das condições de exploração do aeroporto de Beja como apoio ao AHD. Mas reitera-se que a verdadeira razão para o aproveitamento do aeroporto de Beja deverá residir na própria região e na coesão do território nacional e não na complementaridade do aeroporto de Lisboa.
Percurso desde Lisboa: Lisboa -novo troço de 16 km em Torre do Pinto-aeroporto-Beja pelo sul com concordancia para Funcheira |
Lisboa-novo troço de 13,5 km em Torre do Pinto- aeroporto-Beja pelo norte |
Lisboa-Torre do Pinto- novo troço de 7 km com concordancia - aeroporto - inversão- concordancia-Beja |
Lisboa-Coitos - novo troço de 7,3 km com concordancia - aeroporto - inversão- concordancia-Beja |
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