Atualização a 13set2022 – proposta para novo
aeroporto em Santarém – recentemente anunciada uma proposta de um grupo de
empresários para localização de um novo aeroporto a nascente da área de serviço
da A1 de Santarém e a sul de Casével (localização ainda não anunciada, mas
estimada esta considerando as cotas topográficas e a ocupação dos solos,
predominantemente agrícola).
O facto de se situar a cerca de 80km do AHD (Aeroporto
Humberto Delgado), à semelhança do aeroporto para “low cost” de Beauvais, indicia
que poderá ser explorado pelo grupo de empresários, fora da concessão da Vinci,
garantindo o financiamento com as taxas aeroportuárias, em concorrência com a
Vinci (art.5.5 do contrato de concessão de dez2012: “o concedente não pode autorizar
o desenvolvimento de nenhum aeroporto situado no raio de setenta e cinco quilómetros
(75) km do Aeroporto da Portela … “). Trata-se de um argumento
interessante, que contraria, com
critérios económicos, as críticas severas à hipótese de localização no Campo de
Tiro de Alcochete, considerado muito longe de Lisboa, apesar do portão do CTA
se encontrar, pela EN118, IC3 e ponte Vasco da Gama, a 27 km do km 0 em
Moscavide.
A referida área de serviço
encontra-se a cerca de 84 km do km 0 da A1. Estima-se por autocarro 1h10min.
Segundo o anúncio, são esperados 10 milhões de passageiros por ano numa
primeira fase, ou cerca de 30.000 passageiros por dia, ou média de 2.000
passageiros por hora. Admitindo que 2/3 dos passageiros se deslocarão de
transporte coletivo, serão necessários 2000x(2/3)/50=27 autocarros por
hora de 50 lugares, ou cerca de 1 autocarro de 2 em 2 minutos. Contando 3 horas
para o percurso de ida e volta haverá necessidade de 90 autocarros para
assegurar o serviço, ou 100 contando com a reserva. Para resolver o transporte
coletivo com o comboio da linha do norte, seriam necessárias 2000x(2/3)/500=3 composições por hora de 500 lugares (6
carruagens), ou 1 composição de 20 em 20 minutos. Contando com 50 minutos para
a viagem para Lisboa Oriente a partir da estação mais próxima do novo
aeroporto, Mato de Miranda, a cerca de 4 km, haveria necessidade, para um tempo
de ida e volta de 2 horas (inversão em
Entroncamento) de 7 composições de 500 lugares, de preferência de tração
distribuída). Contar, nesta solução comboio, com um automatic people mover para
os 4 km de percurso até à linha do norte,
ou 11 autocarros a sairem de 2 em 2 minutos.
Não parece uma solução com futuro,
provavelmente inspirada no aeroporto para “low cost” de Beauvais, 4 milhões de
passageiros/ano, a 80 km e a 1h15min de Paris, mas explorável dentro de limites
modestos.
Notar que a localização aqui analisada para
o aeroporto de Santarém (reitera-se que não foi anunciada com precisão até à
data) não beneficia de uma das hipóteses de traçado da linha AV Lisboa-Porto,
que passará provavelmente a cerca de 30 km a poente da localização do novo
aeroporto.
Aeroporto de Lisboa internacional a 80 km? Só para brincalhões...
ResponderEliminarSamuel Sebastião
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