sábado, 17 de setembro de 2022

Sobre a proposta de um novo aeroporto na região de Santarém - atualização a 13set2022

 

Atualização a 13set2022 – proposta para novo aeroporto em Santarém – recentemente anunciada uma proposta de um grupo de empresários para localização de um novo aeroporto a nascente da área de serviço da A1 de Santarém e a sul de Casével (localização ainda não anunciada, mas estimada esta considerando as cotas topográficas e a ocupação dos solos, predominantemente agrícola).

O facto de se situar a cerca de 80km do AHD (Aeroporto Humberto Delgado), à semelhança do aeroporto para “low cost” de Beauvais, indicia que poderá ser explorado pelo grupo de empresários, fora da concessão da Vinci, garantindo o financiamento com as taxas aeroportuárias, em concorrência com a Vinci (art.5.5 do contrato de concessão de dez2012: “o concedente não pode autorizar o desenvolvimento de nenhum aeroporto situado no raio de setenta e cinco quilómetros (75) km do Aeroporto da Portela … “). Trata-se de um argumento interessante,  que contraria, com critérios económicos, as críticas severas à hipótese de localização no Campo de Tiro de Alcochete, considerado muito longe de Lisboa, apesar do portão do CTA se encontrar, pela EN118, IC3 e ponte Vasco da Gama, a 27 km do km 0 em Moscavide.

A referida área de serviço encontra-se a cerca de 84 km do km 0 da A1. Estima-se por autocarro 1h10min. Segundo o anúncio, são esperados 10 milhões de passageiros por ano numa primeira fase, ou cerca de 30.000 passageiros por dia, ou média de 2.000 passageiros por hora. Admitindo que 2/3 dos passageiros se deslocarão de transporte coletivo, serão necessários 2000x(2/3)/50=27 autocarros por hora de 50 lugares, ou cerca de 1 autocarro de 2 em 2 minutos. Contando 3 horas para o percurso de ida e volta haverá necessidade de 90 autocarros para assegurar o serviço, ou 100 contando com a reserva. Para resolver o transporte coletivo com o comboio da linha do norte, seriam necessárias 2000x(2/3)/500=3  composições por hora de 500 lugares (6 carruagens), ou 1 composição de 20 em 20 minutos. Contando com 50 minutos para a viagem para Lisboa Oriente a partir da estação mais próxima do novo aeroporto, Mato de Miranda, a cerca de 4 km, haveria necessidade, para um tempo de ida e volta de  2 horas (inversão em Entroncamento) de 7 composições de 500 lugares, de preferência de tração distribuída). Contar, nesta solução comboio, com um automatic people mover para os  4 km de percurso até à linha do norte, ou 11 autocarros a sairem de 2 em 2 minutos.

Não parece uma solução com futuro, provavelmente inspirada no aeroporto para “low cost” de Beauvais, 4 milhões de passageiros/ano, a 80 km e a 1h15min de Paris, mas explorável dentro de limites modestos.

Notar que a localização aqui analisada para o aeroporto de Santarém (reitera-se que não foi anunciada com precisão até à data) não beneficia de uma das hipóteses de traçado da linha AV Lisboa-Porto, que passará provavelmente a cerca de 30 km a poente da localização do novo aeroporto.



PS em 25set2022:  ver commprimento das pistas dos aeroportos existentes na AML em

2 comentários: