quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Wie viel kostet ein T-ROC? Wie viel kostet das Fahrvergnügen ? Quanto custa um T-ROC? Quanto custa a fahrvergnugen?

Wie viel kostet ein T-ROC? der kleine SUV von 150 PS. Wie viel kostet das Fahrvergnügen oder was hat Volkswagen in den 1990er-Jahren gesagt, fahrvergnugen?

Wenn wir in einer Dickens-Geschichte, Vitor Hugo oder Zola, wären, würde es uns die Schulentziehung und das Vergnügen eines Kindes kosten, oder die Wunden eines Arbeiters in einer Polizeianklage oder der Wahnsinn eines anderen.

Aber hier in Auto Europe erinnern uns die Anhänger anderer Autoren, jene der Chicagoer Schule, dass ihre Arbeiter mehr verdienen als die meisten und das Privileg haben, einen Job zu haben.

Und wenn sie die Lohnkomprimierung bejubeln und die Fabrik nach Marokko verlagert wird, scheint sie auf Dickens, Vitor Hugo, Zola und natürlich Karl Marx zurückzugehen. Durch die Komprimierung erreichen sie das für den Arbeiter unbedingt Notwendige, um sich zu reproduzieren oder ihre Arbeitskraft wiederherzustellen. Oder wie Marx 'beste Propagandisten seine enthusiastischsten Gegner sind.

Ich muss jedoch sagen, dass nicht alle unsere Kommentatoren des neoliberalen Flügels das Problem reduzieren. Ich war erfreut zu hören, dass der junge Verteidiger der neoliberalen Ideale den Staat ein wenig Stolz nennen würde, weil er der Gesellschaft von Auto Europe soziale Vorteile oder sogar Subventionen und sogar Einrichtungen für Kindergärten gab. Chicago sagt, dass man den Dschungel alleine verlassen muss, mit den natürlichen Konsequenzen für die Schwächsten, ohne das Eingreifen des Staates, dh der Nation, die um ihre frei gewählten Repräsentanten herum organisiert ist, was für sie minimal sein sollte ...

Aber konzentrieren wir uns auf die anfängliche Frage, wie viel kostet ein T-ROC?

Da ich nicht die Elemente zu kennen habe, aber weil ich das Recht verteidige, mich über Angelegenheiten von allgemeinem Interesse zu äußern und das Recht, informiert zu sein, obwohl ich es nicht bin, wende ich mich an die Methode von Fermis Problemen und begrüße im Voraus, wer mich korrigiert.

Anzahl der Jahre T-ROC-Produktion ......................................... ... 4

Kosten pro Einheit ohne Steuern ............................................... 20.000 €

Produktion in 4 Jahren .............................................. 1 Millionen (Millionen)

Einnahmen in 4 Jahren .............................................. ............... 20.000 M €

Produktionskosten exc, Personal und Verteilung pro Einheit .... € 10.000

Produktions- und Vertriebskosten in 4 Jahren ......................... 10.000M €

Nettoumsatz EBITDA über 4 Jahre ......................................... 10.000M €

Durchschnittliches Monatsgehalt ................................................ 1000 €

Anzahl der Mitarbeiter ................................................................. 7000

Sozialleistungsfaktor ..........................................................................2

Personalkosten in 4 Jahren ............. 4x7000x14x1000x2 = 784 Mio. €

Steuern in 4 Jahren .......................................... 0,2x10000 = 2000 M €

spezifische Investition für die Produktion des T-ROC ......... 1000 M €

Selbstfinanzierung ................................................. .............. 1000 M €

Amortisationen im Allgemeinen ............................................... 1000 €

Gewinn in 4 Jahren ....... 10000-784-2000-1000-1000-1000 = 4216 M €

Jahresgewinn ................................................ ........................ 1054 Mio. € (für eine spezifische                                                                                                                     Investition von 1000 Mio. €)


Das heißt, ein jährlicher Gewinn von 1000 Millionen Euro wird ein gutes Argument sein, um die Fabrik in Portugal zu erhalten, und um vernünftigerweise die Machbarkeit einer Lohnerhöhung als Voraussetzung für eine Verringerung der Gewinne zu argumentieren.

Es kann aber auch den Verkauf an einen konkurrierenden chinesischen oder indischen Hersteller rechtfertigen, und in jedem Fall wäre es wünschenswert, die Bahnverbindungen nach Europa zu verbessern, um die Kosten zu senken ...



Ich verlasse auch hier meine Meinung, stimme nicht mit Arnaldo Matos und der Gruppe Together für Auto Europa Arbeiter überein - unterzeichne das Abkommen und handle ein neues Abkommen bis Juli aus. Die Organisation von Skalen und Verschiebungen ist ein mathematisches Problem, hat Lösungen, ist nicht unbestimmt, aber es ist notwendig, mathematische Methoden zu kennen, es ist kein ideologisches oder politisches Problem.




Quanto custa um T-ROC? o pequeno SUV de 150 cavalos. Quanto custa o prazer da condução, ou como dizia a Volkswagen num seu anúncio dos anos 90,  a fahrvergnugen?
Se estivessemos numa história de Dickens, Vitor Hugo ou Zola, talvez custasse a privação da escola e do prazer duma criança, ou as feridas de um operário numa carga da polícia, ou a loucura de um outro.
Mas aqui, na Auto-Europa, os seguidores de outros autores, os da escola de Chicago, relembram-nos que os seus operários ganham mais do que a maioria, além de terem o privilégio de terem emprego.
E contudo, quando aplaudem a compressão dos salários e senão a fábrica deslocaliza-se para Marrocos, parece voltarem aos tempos de Dickens, Vitor Hugo, Zola e, claro, claro, Karl Marx. Porque de compressão em compressão chegam ao estritamente necessário para o operário reproduzir, ou restaurar a sua força de trabalho. Ou de como os melhores propagandistas de Marx são os seus mais entusiastas detratores.
Devo contudo dizer que nem todos os nossos comentadores da ala neo-liberal reduzem assim a questão. Gostei de ouvir pela sua coerencia o jovem defensor dos ideais neo-liberais chamar paisinho ao Estado, por dar benefícios sociais à empresa da Auto-Europa, ou melhor, subsídios, e até facilidades para creches... De facto o que a escola de Chicago diz é que se deve deixar a selva à solta, com as naturais consequencias para os mais fracos, sem intervenção do Estado, isto é, da nação organizada em torno dos seus representantes livremente eleitos, que para eles deve ser mínimo...
Mas centremo-nos antes na pergunta inicial, quanto custa um T-ROC.
Como não tenho elementos para saber, mas como defendo o direito a pronunciar-me sobre assuntos de interesse geral e o direito a ser informado apesar de não o ser, recorro ao método dos problemas de Fermi e saúdo antecipadamente quem me corrigir.
Nº de anos de produção do T-ROC.................................................4
custo de venda por unidade excluindo impostos..................20.000 €
produção em 4 anos.................................................................... 1 M   (milhão)
receita em 4 anos .................................................................20.000 M€
custo de produção exc,pessoal e distribuição por unidade.... 10.000€
custos de produção e distribuição em 4 ano.........................  10.000M€
receita líquida EBITDA em 4 anos .....................................  10.000M€
vencimento médio mensal ........................................... .......     1000€
nº de funcionários ......................................................................7000
fator de prestações sociais  ............................................................  2
custos de pessoal em 4 anos.............4x7000x14x1000x2 = 784 M€
impostos em 4 anos ..................................    0,2x10000 = 2000 M€
investimento específico para a produção do T-ROC......... 1000 M€
autofinanciamento ........................................................... 1000 M€
amortizações em geral .....................................................  1000 M€
lucro em 4 anos.......10000-784-2000-1000-1000-1000 = 4216 M€
lucro anual ........................................................................ 1054 M€ (para um investimento específico                                                                                                                                         de 1000 M€)



Isto é, um lucro anual de 1000 milhões de euros será um bom argumento para manter a fábrica em Portugal, e também para argumentar fundadamente a viabilidade de um aumento de salários, coma condição de uma redução dos lucros.
Mas também pode justificar a venda a um fabricante concorrente, tipo chinês ou indiano, convindo em qualquer caso melhorar as ligações ferroviárias à Europa para diminuir os custos...

Também em qualquer caso, deixo aqui a minha opinião, discordando de Arnaldo Matos e do grupo Juntos pelos trabalhadores da Auto Europa - assinem o acordo e negociem um novo acordo até julho. Organização de escalas e turnos é um problema matemático, tem soluções, não é indeterminado, mas é preciso saber métodos matematicos, não é um problema ideológico nem político.

PS em 3 de março de 2018 - este blogue congratula-se com o acordo salarial na Auto Europa de 1 de março aprovado por 73% dos trabalhadores. Claro que os jornais de direita pressurosamente dizem que está por definir o hrário de trabalho depois de agosto próximo. Eu por mim gostaria de ver as estruturas sindicais mais envolvidas, não apenas a CT, mas felicito-a. Votos de sucessos profissionais.





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