segunda-feira, 9 de abril de 2018

Sociedade civil, episódio de 9 de abril de 2018 - Pontes

https://www.rtp.pt/play/p4365/sociedade-civil

Perdoe-se-me o sentimentalismo, mas programas como este emocionam-me e fazem-me acreditar no género humano. Por razões de afinidade, encontro nos técnicos (e no autor do programa) que participaram a noção do serviço público e a vontade de bem servir. Dentro das razões das coisas, em oposição aos decisores que pelo seu lado são uma ameaça quando sobranceiramente ignoram os pareceres técnicos de quem tem a experiência.
Gostei particularmente da resposta à pergunta: faz sentido a fusão estradas-caminho de ferro? Resposta: do ponto de vista das pontes, sim...
E especialmente gostei da afirmação do colega José Gil (ex-REFER...evocando as notas de um engenheiro do princípio do século XX que alertava para o risco do pilar da ponte de Entre os Rios que era o unico que não tinha enrocamento e que não ia ao fixe...o desastre podia ter sido evitado...):
"há sempre segredos que apetece perceber ... mas há segredos que infelizmente nos escapam"  (ver 14'53").
Por mim, evoco o contentamento de duas senhoras de Coimbra, na sua viagem de comboio para a Figueira, ao passarem na ponte do Marujal  a 70 km/h (se medi bem a largura do vão) depois de anos de limitação severa de velocidade e após as obras de reforço, ali à beira da foz do rio Soure no Mondego e dos campos de arroz.

viaduto do Marujal

Sem comentários:

Enviar um comentário