sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

As jovens do taekwondo






Fotografia publicada pelo Público. Devemos ficar gratos pela beleza da fotografia e das suas personagens, mas vejamos o que diz o dicionário Houaiss sobre a palavra "indígena":

-  relativo a ou população autóctone de um país ou que neste se estabeleceu anteriormente a um processo colonizador; relativo a ou indivíduo que habitava as Américas em período anterior a sua colonização por europeus; nativo; de latim indigena,ae gerado dentro da terra que lhe é própria; primeira referencia histórica da utilização do termo: 1552

As duas raparigas estarão a participar num espetáculo para turistas, para que as finanças da Guatemala não piorem? ou pertencerão a uma classe média alta e a um clube? Porque lhe chamou o Público "índigenas"? Terá sido uma subconsciente influencia da visita às reservas dos índigenas do Admirável Mundo novo? Mas não somos todos nós indígenas, naturais da terra? Então porque não escreveu simplesmente "jovens" esquecendo o folclore e o típico? Recordo o humanismo de Giuseppe Verdi, ao mostrar na sua ópera "A força do destino" a insânia do aristocrata espanhol ao julgar-se superior ao filho da princesa inca.

Sem comentários:

Enviar um comentário