terça-feira, 4 de janeiro de 2022

O metropolitano de Lisboa enviou o EIA do prolongamento a Alcantara Terra para a APA

A propósito de Alcantara, conviria esclarecer se o PNI2030 ainda considera a ligação da linha de Cascais à linha da cintura. É a ficha de investimento F10, mas surgiu uma esperança de que não façam tal disparate graças ao parecer do CSOP alertando que a capacidade da linha norte-sul não é infinita para aguentar com mais uma linha suburbana/metropolitana. 

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2021/03/uma-noticia-inesperada-vinda-da-camara.html

Mas como é disparate é capaz de vir a ser feita. Estações enterradas ao lado do caneiro de Alcantara (incluindo uma futura do metro, como dizia o PUA de má memória?) claro que se podem fazer, mas em terrenos assim é mais estacas e viadutos (vá, senhores fundamentalistas dos "impactes" visuais, condenem-me às profundezas do inferno). 

Porquê a preocupação em integrar a linha de Cascais na rede da IP, quando a sua natureza é suburbana/metropolitana e foi uma empresa independente da CP? Sem desprimor para a unidade de suburbanos da CP. Vamos ter um cabo de 25 kV a descer por um pilar da ponte 25 de abril. Não tem problema técnico, já o mesmo não se pode dizer de termos 25 kV ao pé do mar em zonas de ventos de sudoeste.

Quanto ao prolongamento da linha vermelha a Alcantara Terra (o objetivo devia ser Alcantara Mar sem linha circular, mas quem decide ignora o estudo da SIEMENS-DECONSULT de 1974 que jaz possivelmente  em qualquer depósito do metro)  o senhor presidente do metro já autorizou o Publico a desvendar alguma coisa antes duma consulta pública inútil do EIA:


Isto é, o EIA  diz que vão ser mais 11milhões de passageiros (mas então, a linha circular não eram só mais 9 milhões? então o lógico não era não se fazer a circular?). E o tunel tem de passar por baixo do jardim da Parada? não é por ser o jardim, é porque parece uma curva sem justificação (bem basta quando há justificação, mas não devem fazer as contas ao desgaste de carril); não pode ir pela Ferreira Borges ? em TBM, senhores, em TBM, quanto mais não seja pela pegada ecológica. E perde-se a oportunidade de fazer um parque disuassor em Campo de Ourique norte, junto das Amoreiras. E temos a Linha vermelha longe da famosa linha circular e mais de 800 m entre a estação de metro de Alcantara Terra e a de Cascais (é isso, não querem cá correspondencias). 

Mais informação sobre a localização das estações. Verifica-se que segue a ideia do mapa de 2009 sem assumir a correspondencia com a linha de Cascais nem a necessidade de rever o PUA:
Quanto ao plano de mobilidade da AML continua na gaveta ou a senhora presidente da Autoridade de Mobilidade e Transportes  está a decidir para finalmente legalizar o seu mapa de 2009?
E a urbanização da pedreira do Alvito terá alguma coisa a ver com isto? 

Por estas e por outras pode acontecer o mesmo que aconteceu nas eleições autárquicas de Lisboa,
agora que faltam 3 semanas e meia para as legislativas.

PS em 7jan2022 -  Mais uma vez o Metropolitano apresenta factos consumados sem um debate público prévio com análises de várias alternativas. A experiência mostra que a consulta pública dos EIA (estudo de impacto ambiental) já não consegue mudar os traçados. O traçado para o prolongamento da linha vermelha agora proposto fundamenta-se no mapa de 2009 do MOPTC ignorando o mapa do PROTAML de 2002 e a necessidade de integração num plano de mobilidade da AML de que foi incumbido pela lei 2/2020 da AR. Anota-se a perda de oportunidade de fazer um parque dissuassor em Campo de Ourique norte com correspondência com o metro e as curvas de pequeno raio, indutoras de desgaste de material, para servir  a zona do Jardim da Parada.

Não se prevê a correspondência com a linha de Cascais na estação Alcântara Mar o que aliviaria o tráfego em Cais do Sodré. Mesmo assim, é afirmado que este prolongamento induz um aumento de tráfego na rede do metro de 11 milhões de passageiros por ano, superior portanto ao que foi anunciado para a linha circular de 9 milhões, mostrando assim a má decisão de ter dado prioridade a esta.

Relativamente à ligação da linha de Cascais à da cintura, recorda-se o parecer negativo do CSOP devido à saturação da linha de cintura. Também se considera importante rever o plano de urbanização de Alcântara que previa a longo prazo duas estações de metro e a médio prazo uma da ligação da  linha de Cascais à da cintura, todas subterrâneas o que a natureza dos terrenos desaconselha.

 

 

 






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