sábado, 6 de janeiro de 2024

O acidente no aeroporto de Haneda, Toquio em 2jan2024

 

Em memória das vítimas do acidente, com aplauso para o comportamento da tripulação do A-350 e dos passageiros


O aeroporto de Haneda, apesar da sua pista maior ter apenas 2,6km,  consegue assegurar os seus níveis de serviço graças às 4 pistas e à abundancia de caminhos de circulação e de posições de estacionamento. Talvez por isso seja difícil para pilotos que não conheçam o aeroporto, como terá sido o caso no avião da guarda costeira, movimentarem-se em condições de escuridão, com muitas luzes de sinalização a piscar. 

Provavelmente, em conformidade com o registo das comunicações da torre de controle com os aviões,  o acidente terá ocorrido por ultrapassagem do limite da entrada na pista 34R e não reconhecimento pelo piloto do avião militar que já se encontrava na pista principal. Parecerá então que seria útil um sistema de deteção longitudinal de ocupação da pista e a revisão da utilização do aeroporto por serviços distintos uns dos outros.

Espera-se portanto que a comissão de inquérito produza recomendações para minimizar os riscos na operação de aeroportos com muito movimento. Além disso, conviria esclarecer se os materiais atualmente usados nas fuselagens para reduzir o peso e portanto o consumo de combustível são adequados para a ocorrência de colisões geradoras de incêndios. No caso do A-350, os componentes são 53% materiais compósitos (ardem a 200ºC), 19% ligas de alumínio e lítio (metais que fundem a 660ºC e 180ºC respetivamente), 14% titanio e 6% aço. No caso de comboios que tenham percursos em túneis, o uso de alumínio , lítio e materiais compósitos é formalmente contraindicado, apesar da contrapartida de maior consumo de energia. No caso dos autocarros e veículos automóveis, para além dos risocs em caso de incêndio, existe a menor resistência às colisões. Mas repito, no caso dos aviões, convem que sejam as comissões de inquérito a pronunciar-se.



vista geral do aeroporto com 4 pistas, assinalado o provável ponto de colisão; notar a profusão de caminhos de circulação e de posições de estacionamento; as pistas são curtas, sendo a 34R, a do acidente, a maior (16L/34R) com 2,6km mais 2 caminhos de 300m nas extremidades com a mesma orientação; pista 16R/34L com 2,5km; pista 04/22 com 2,5km; pista 05/23 com 2,5km

vista 
      vista do início da pista principal 34R com indicação provável do ponto de colisão e do ponto de  
                    espera C5
vista aumentada do ponto de espera, admitindo-se que na escuridão e a profusão de luzes de sinalização o piloto do avião da guarda costeira não tenha reconhecido a fronteira entre o caminho de circulação e a pista 34R; o aeroporto tem muitas posições de estacionamento e caminhos de circulação, pelo que para quem o não conheça uma deficiência nos limites da pista tem riscos; será desejável um sistema de deteção longitudinal de ocupação da pista  


Informação recolhida:

https://www.bbc.com/news/world-asia-67874607

https://airwaysmag.com/runway-incursions-causes-mitigation/

https://www.eldiario.es/internacional/theguardian/avion-accidentado-aeropuerto-tokio-no-exploto_1_10809661.html

https://cnnportugal.iol.pt/japao/toquio/primeiras-transcricoes-dao-pistas-sobre-o-acidente-aereo-em-toquio-mas-ha-contradicoes/20240103/65955833d34e371fc0bb8be4

https://rr.sapo.pt/especial/mundo/2024/01/02/colisao-de-avioes-no-aeroporto-de-toquio-o-que-se-sabe/361114/

https://en.wikipedia.org/wiki/Airbus_A350

https://airwaysmag.com/runway-incursions-causes-mitigation/

desenvolvimento de tecnologias para deteção de incursões na pista:

https://www.euractiv.com/section/aviation/news/runway-safety-concerns-in-focus-as-japan-probes-tokyo-crash/?utm_source=Euractiv&utm_campaign=30946a45c9-RSS_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email&utm_term=0_24f4b280c0-4bcbb69aad-%5BLIST_EMAIL_ID%5D






Sem comentários:

Enviar um comentário