Em memória das vítimas do acidente, com aplauso para o comportamento da tripulação do A-350 e dos passageiros
O aeroporto de Haneda, apesar da sua pista maior ter apenas 2,6km, consegue assegurar os seus níveis de serviço graças às 4 pistas e à abundancia de caminhos de circulação e de posições de estacionamento. Talvez por isso seja difícil para pilotos que não conheçam o aeroporto, como terá sido o caso no avião da guarda costeira, movimentarem-se em condições de escuridão, com muitas luzes de sinalização a piscar.
Provavelmente, em conformidade com o registo das comunicações da torre de controle com os aviões, o acidente terá ocorrido por ultrapassagem do limite da entrada na pista 34R e não reconhecimento pelo piloto do avião militar que já se encontrava na pista principal. Parecerá então que seria útil um sistema de deteção longitudinal de ocupação da pista e a revisão da utilização do aeroporto por serviços distintos uns dos outros.
Espera-se portanto que a comissão de inquérito produza recomendações para minimizar os riscos na operação de aeroportos com muito movimento. Além disso, conviria esclarecer se os materiais atualmente usados nas fuselagens para reduzir o peso e portanto o consumo de combustível são adequados para a ocorrência de colisões geradoras de incêndios. No caso do A-350, os componentes são 53% materiais compósitos (ardem a 200ºC), 19% ligas de alumínio e lítio (metais que fundem a 660ºC e 180ºC respetivamente), 14% titanio e 6% aço. No caso de comboios que tenham percursos em túneis, o uso de alumínio , lítio e materiais compósitos é formalmente contraindicado, apesar da contrapartida de maior consumo de energia. No caso dos autocarros e veículos automóveis, para além dos risocs em caso de incêndio, existe a menor resistência às colisões. Mas repito, no caso dos aviões, convem que sejam as comissões de inquérito a pronunciar-se.
Informação recolhida:
https://www.bbc.com/news/world-asia-67874607
https://airwaysmag.com/runway-incursions-causes-mitigation/
https://en.wikipedia.org/wiki/Airbus_A350
https://airwaysmag.com/runway-incursions-causes-mitigation/
desenvolvimento de tecnologias para deteção de incursões na pista:
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