quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Acidente numa passagem de nível na Dinamarca, vários em Portugal

 

https://www.lemonde.fr/en/international/article/2025/08/15/one-killed-several-injured-in-denmark-train-crash_6744411_4.html


Percurso do comboio acidentado copenhague (à direita superior) para Sonderborg (à esquerda inferior). Acidente em Bjerndrup, entre Tinglev e Kriplev. Assinale-se que pela posição das carruagens é provável que o descarrilamento das últimas carruagens terá ocorrido em tração, isto é, não há deteção e desligação automática da tração do início do descarrilamento nas primeiras carruagens. Este sistema evitaria consequencias graves como o ocorrido no acidente de S.Gothard




vista de aproximação da passagem de nível sentido N-S, vindo o comboio do acidente da direita, de Copenhague com destino a Sonderborg, colidindo com um camião de transporte de resíduos agrícolas

vista no sentido S-N

a amarelo o percurso estimado após a colisão



Em Portugal, em 13ago2025 dois acidentes em passagens de nível, um em Poço Barreto perto de Silves, com 2 feridos, outro em Montijos/Leiria na linha do Oeste com uma vítima mortal. 

https://rr.pt/noticia/pais/2025/08/13/linha-do-algarve-colisao-entre-comboio-e-carro-faz-dois-feridos/436112/

acidente mortal na passagem de nível de Montijos/Leiria. Traçado desfavorável das estradas


Por mais automatização que se faça, são tráfegos incompatíveis, o tráfego ferroviário deverá estar completamente segregado porque a travessia por um veículo rodoviário pode demorar mais do que a temporização do aviso de aproximação e fecho das barreiras. A IP informou que a pssagem de nível de Poço Barreto será fechada, dada a proximidade de outra. Em Peso, Vale de Santarem, a passagem será desnivelada segundo um plano da IP estimado em 50 milhões de uros ainda sem data de execução:

https://www.rederegional.com/noticias/sociedade/ip-prepara-investimento-de-50-milhoes-para-suprimir-7-passagens-de-nivel-entre-cartaxo-e-santarem/

Segundo o folheto da ANSR de prevenção de acidentes em passagens de nível, em 5 anos terá havido 28 vítimas mortais resultantes de 99 acidentes (76 colisões com veículos e 23 peões atropelados):

http://www.ansr.pt/Noticias/Documents/Folheto%20Passagens%20de%20Nivel_Baixa%20resolucao.pdf

Reconhece-se o elevado investimento, mas é essencial segregsr os tráfegos (ninguém pensaria em criar passagens pedonais  automatizadas para travessia de autoestradas) substituindo as passagens de nível por desniveladas.

É essencial promover a concretização do planeamento que tem vindo a ser feito no GPIAF, ANSR,IP, universidades, para redução da sinistralidade. Insiste-se que deverá haver uma campanha publicitária de passagem obrigatória na TV para sensibilização dos utilizadores das estradas e dos comboios e melhorar a comunicação com a Comissão Europeia nesse mesmo sentido.

ver também:

referência ao acidente em Poço Barreto

https://fcsseratostenes.blogspot.com/search?q=passagens+de+n%C3%ADvel

análise do processo de infração e de acidentes :

https://1drv.ms/w/c/1ebc954ed8ae7f5f/ER6IzWz8CkNCprtaz_j5TOEB0g56_peR1aCcC_VWZN_a_A?e=IoDZdF


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