quarta-feira, 4 de julho de 2012

Um paradoxo da democracia

Fico sempre muito impressionado quando apanho, passe a expressão, os nossos caricaturistas, ou cartonistas, a conseguirem captar a essencia de uma questão.
É o caso do catonista do DN, a propósito da viagem de negócios do senhor ministro e empresários.
Evidentemente que não critico as oportunidades de negócio, embora preferisse outras formas que não fossem "vender" os anéis (sempre querem vender os estaleiros de Viana do Castelo a empresas chinesas de construção naval?).
Mas a essencia da questão é essa, é um paradoxo para  a democracia - crescimento económico convive com o respeito pela participação ativa dos cidadãos e cidadãs na vida politica?
Isto é, crescimento económico é compatível com a diminuição do coeficiente de Gini das desigualdades sociais?
Não procuro culpas, até porque o contexto é capaz de não deixar resolver o paradoxo, mas dá para pensar, pelo menos para o cartonista e para mim.



PS em 5 de julho de 2012 - também nem de propósito, como se costuma dizer, outra notícia do dia 5 de julho de 2012 é a visita dos senhores ministros Paulo Portas e Vitor Gaspar à China.
As coisas, depois do erro da diminuição da receita fiscal  e do défice trimestral ter passado de um superavit de 3,8 % no 4º trimestre de 2011 (que manipulações, senhores?) para um deficit de 7,9% para o prmeiro trimestre de 2012. Aparentemente, como diz Francisco Louçã, o governo não sabe o que faz e a troica tambem não; tambem não estava à espera deste sufoco depois de sufocar o doente. Mas aindaé cumprivel, basta reduzir para 3,4 todos os trimestres, até ao fim do ano.
Quam acredita sem alterar as regras do jogo como devidamente pedido por muitos cidadãos que não fazem parte do "arco" do governo e do  memorando (será que o governo sabe identificar a reunião da superficie externa do arco esférico com a respetiva parte interior do arco esférico num espaço euclidiano R3 deduzinod o teorema fundamental da Aritmética, ou é melhor perguntar a uma menina do 5º ano no próximo ano letivo?
(ver
http://www.portugal.gov.pt/media/643611/prop_metas_eb_matematica_vf.pdf     )

Mas duas sugestões ao senhor ministro Vitor Gaspar que não percebe nada do que eu vou dizer mas devia acreditar, se quer que a China lhe dê um saco de reiminbis:
1 - financie o metropolitano de Lisboa para fazer o projeto para o metro de Argel (estudando a extensão do trabalho ao metro de Luanda, Benfica-Cacuaco e Viana-Baixa)
2 - financie uma central solar de concentração de raios solares e sais fundidos no Alentejo
3 - financie um alinha de tensão contínua de muito ala tensão para a França e Alemanha (coisa parecida com a bibitola de Sines para a França-Alemanha).
Se quiser também fazer resorts para chineses, também pode. Quando vou a Macau gosto muito de falar com eles. São pessoas sérias (favor não passe pela cabeça dos empresários enganá-los)

Ao dispor para esclarecimentos.













Sem comentários:

Enviar um comentário