sexta-feira, 20 de julho de 2012
Aeroporto, aeroporto
Julho de 2012 – o aeroporto da Portela dá mostras de saturação. Mas os decisores, continuando a ignorar a lei do ruído, transposição de uma diretiva europeia, insistem na sua expansão. Consta que o pequeno caminho necessário para evitar o cruzamento da pista em “taxiway” está em construção, o que permitirá aumentar de 34 para 40 movimentos por hora (parece-me muito, mas não sou da especialidade), que as zonas de controle de passaportes e bagagem estão em remodelação, que se aumenta o parque de estacionamento de aviões e a capacidade dos tanques de combustível.
Sobre a questão dos tanques de combustível, este blogue acha extraordinário que se continue a despejar combustível através de camiões (recordo que, antes da Expo98, existia um pipeline entre a doca dos Olivais e a Portela). Do ponto de vista de riscos relativos à segurança das instalações e à segurança rodoviária das vias de acesso, parece-me intolerável.
Valor das obras em curso: 380 milhões de euros.
Movimento do aeroporto: época baixa 30.000 passageiros por dia; no Verão: 48.000 passageiros (520 descolagens e aterragens).
Salvo melhor opinião, o aeroporto da Portela está saturado e os pequenos aeroportos da região não resolvem o problema, mas enfim, os decisores acham sempre que poupam muito com o aproveitamento do que existe.
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