terça-feira, 3 de julho de 2012

10 tecnologias para salvar o planeta


A recente consulta pública sobre o PNAEE e o PNAER (planos de ação para a eficiencia energética e para as energias renováveis) levou-me à leitura do excelente livro de Chris Goodall, "10 tecnologias para salvar o planeta", da editora Livros Horizonte.
Não se trata apenas de aprofundar as experiencias e o desenvolvimento de novas tecnologias para aumentar a eficiência na conversão das energias primárias em energia elétrica ou mecânica, mas também do uso mais racional da superfície terrestre, com redução das emissões de gases com efeito de estufa e da pegada ecológica (na verdade, é impossivel manter o ritmo de exploração dos recursos naturais estendendo-o a toda a população mundial).
Assim, o livro dá importancia às energias renováveis (felizmente, parece que até o governo já compreendeu a sua importancia, ao não suspender as licenças já concedidas) e à racionalização das técnicas agrícolas e da produção de bi-combustíveis e fertilizantes.
Se a tanto este blogue conseguir abalançar-se, tentará manter atualizado o seguinte quadro resumo de novas técnicas de conversão de energias fora da depedencia do petróleo e minimizando os inconvenientes dos combustíveis fósseis indispensáveis neste momento (o carvão e o gás natural).
É muito interessante a interligação da energia com a agricultura.







A propósito de medidas para o crescimento da economia do país com recurso às tecnologias de produção de energia e aos fundos QREN, ver também, a propósito dos planos de eficiencia energética:


Sem comentários:

Enviar um comentário