quinta-feira, 14 de julho de 2022

Tabela comparativa das propostas Montijo e CTA com pistas existentes para apoio à Portela em excesso de afluência

 

 No meio de tantas sugestões sobre a localização de um novo aeroporto ou aproveitamento de existentes para resposta a excesso de afluência, tenho verificado que não se referem parâmetros essenciais para a procura de uma solução.

Resolvi consultar o Google Earth e o mapa topográfico  https://pt-br.topographic-map.com/maps/gnji/Portugal/  para elaborar o quadro seguinte, destacando o comprimento das pistas disponíveis, a altitude e a distancia por autoestrada, atendendo à pouca flexibilidade na implementação de uma ligação ferroviária.

 

Comparativo de Montijo e CTA com pistas existentes suscetíveis de funcionamento como apoio em caso de excesso de afluência à Portela



 

Comprimento da pista

 

 (km)

Altitude das extremidades  

 

(m)

Distancia por estrada ao km 0 de Lx/Moscavide  (km)

Estrada a construir, incluída na dist. anterior

 

(km)

Obs.

Montijo

2,2

10 -1

24

7

Proposto acrescento 0,3km à pista; dist.à A12    7km;  eventual 2ªpista apenas no rio

CTA

1,0

39-37

35

7

Pista atual não utilizável; Proposta  pista de 4km no mesmo local; dist.do portão do CTA na EN118 (IC3) à A33 são 6km e ao km 0  de Lx/Moscavide são 28km; dist.da pista atual a Canha 15km; dist.da pista atual à localização proposta em 2009  7km

Beja

3,4

191-188

168

0

Dist.à A2    48km ; dispõe de aerogare para 250 passageiros/hora

Monte Real

2,4

55-52

148

0

Dist.á A17     6km

Tancos

2,2

79-74

120

1

Dist.à A23   1km

Sintra

1,7

133-127

22

0

Dist.à A16   3 km; dist.22 km contada até início do IC 19 junto nó da Buraca; limitações do comprimento da pista e de possibilidades de expansão

Ota

2,5

44-32

44

0

Dist.12 km à A1/Carregado

Tires

1,6

104-89

18

0

Dispõe de aerogare para 300 passageiros/hora; 

Dist.18 km contada até início do IC 19 junto nó da Buraca; limitações do comprimento da pista e de possibilidades de expansão

Alverca

2,6

6-1

17

0

Pouca compatibili- dade da pista atual com o tráfego conjunto com a Portela

Santarém

 0

44-25 (supondo pista de 3,5km)

  85

5

Supõe-se estrada a construir de 5km até à área de serviço de Santarém da A1; supõe-se distancia de 5km à linha do Norte (estação Mato Miranda); provável dificuldade na disponibilização dos terrenos por serem de aptidão agrícola



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