Embora não disponha de dados seguros nem informação completa sobre 3 recentes acidentes ferroviários, atrevo-me a comentá-los por ser costume o tempo passar sem serem divulgadas as conclusões oficiais.
De passagem, confirma-se o que foi dito na altura sobre o acidente de Bahanaga Baazar na India em junho de 2023. No seguimento de intervenções no interlocking uma das intervenções deixou fios trocados no comando de uma agulha de ponta. O comboio foi desviado e descarrilou. O relatório final confirmou. As administrações têm de se convencer que mexer em sistemas de segurança não se compadece nem com pressas de reposição em serviço nem com economias de pessoal qualificado capaz de rever o trabalho dos colegas. Poupar é no que dá e se pensam que o transporte por autocarro é mais barato, é porque não fazem as contas ao volume a transportar. O acidente da India é do mesmo tipo do que aconteceu em Livraga, Italia em 2020 https://fcsseratostenes.blogspot.com/search?q=bahanaga.
Sobre os acidentes recentes:
- choque lateral na estação de El Chorro (linha Malaga-Sevilha)
Aparentemente, uma composição de 3 carruagens com passageiros rebocando uma composição de 3 carruagens vazias para recolha estacionou no desvio da estação para dar passagem a uma composição em sentido contrário. Ver foto do google earth a estação interrompe um tunel de via unica e o comprimento do desvio é insuficiente para 6 carruagens. Estaremos portanto perante falha de planificação de movimentos (era sábado à noite) conjugada com possível ultrapassagem de sinal proibitivo pela segunda composição, conjugada com ausência de dispositivo de travagem automática, conjugada com possível inexatidão do circuito de via do desvio relativamente ao gabari. Ambas as composições eram diesel apesar da linha ser eletrificada neste troço https://www.diariodesevilla.es/andalucia/CGT-Renfe-accidente-Chorro-Malaga_0_1858615026.html
2 - Colisão na Croácia entre um transporte de cereal e um veículo de manutenção da via
| A serious train crash near Rijeka in Croatia resulted with no injuries, it involved an RCC train and HŽ Infrastruktura vehicle railmarket.com |
Maia um acidente semelhante ao nosso em Soure e em Brandizzo/Milão em setembro de 2023 https://fcsseratostenes.blogspot.com/2023/09/acidente-em-brandizzo-milao-com-morte.html possivelmente por deficiente planificação de movimentos (era uma segunda feira de manhã), incumprimento de um sinal proibitivo e ausencia de sistema de travagem automática ou controle de velocidade automático, deficiente formação de pessoal, pressas para entrega da carga num serviço não regular (o cereal destinava-se a um porto do Adriático para exportação)
3 - Colisão no metro de Pequim - A colisão ocorreu num troço à superfície no seguimento de queda de neve.
É provável que em consequencia os carris estivessem escorregadios e provocassem patinhagem das rodas. Um sistema automático de controle de velocidade tem vários processos de medira a distancia percorrida e a velocidade (odómetro, troca de mensagens com a via, balizas de atualização). Segundo informação do metro de Pequim, o sistema colocou-se fora de serviço e os comboios imoblizaram-se. Terá havido falha de comunicação com um maquijista que conduzia em modo manual e com os carris escorregadios não terá conseguido travar a tempo. É uma informação incompleta. Felizmente sem fatalidades mas muita intervenção hospitalar. Apenas se pode dizer que qualquer sistema automático deve prever um sistema de recurso que permita a circulação manual em segurança (por exemplo, dispositivos de travagem automática por ultrapassagem de sinal proibitivo com cálculo prudente da distancia de travagem, recordo o acidente de Alfarelos em que os carris estavam escorregadios com detritos de vegetação).Isto é, o sistema ERTMS permite dispensar sinais laterias e circuitos de via, mas insisto que se deve prever um sistema manual de recurso evidentemente de pior desempenho).
Em resumo, faço votos para se interrompa esta série, embora para isso pareça ser necessário algum investimento.
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