Tratou-se de uma ocorrência intolerável, revelando falhas na aplicação dos procedimentos de segurança. As vítimas pertenciam a uma empresa exterior e foram atingidas, cerca da meia noite (provavelmente cedo demais, sem tomarem conhecimento da uma circulação de recolha de 11 carruagens fora dos horários normais.
Recentes acidentes em Itália também com fatalidades na sequencia de descarrilamentos revelaram também graves falhas de manutenção ou no cumprimento de procedimentos (Pioltello/jan2018 https://fcsseratostenes.blogspot.com/2018/01/acidente-em-pioltello-perto-de-milao.html ; Livraga/fev2020 https://www.railwaygazette.com/high-speed/frecciarossa-1000-derails-at-high-speed/55737.article).
O nível de segurança que se exige ao transporte ferroviário não é compatível com economias nos recursos humanos das empresas incumbentes que não podem estar sujeitas a pressas e simplificações na execução dos trabalhos (outros exemplos: o acidente na Holanda em abr2023, em que o empreiteiro achou que apressava a execução antecipando a colocação de uma grua no local da obra antes do fecho da exploração https://fcsseratostenes.blogspot.com/2023/04/os-gestores-e-os-operadores.html ou na Índia em jun2023 https://fcsseratostenes.blogspot.com/2023/06/o-acidente-na-india-em-bahanaga-baazar.html ). Também não pode estar sujeita a falsas economias de poupança de sistemas de segurança (acidente na Grécia em fev2023: https://fcsseratostenes.blogspot.com/2023/03/colisao-de-comboios-em-larissatempi.html ).
Igualmente não é admissível a fiabilidade e segurança dependerem de critérios redutores de manutenção de vagões de mercadorias, com no recente caso do túnel de S.Gothard : https://fcsseratostenes.blogspot.com/2023/08/descarrilamento-de-um-comboio-no-tunel.html ) , nem da existência de passagens de nível https://fcsseratostenes.blogspot.com/2023/06/acidentes-ferroviarios-em-passagens-de.html
A notícia seguinte do acidente de 31ago2023 em Brandizzo/Milão revela também as vítimas de acidentes no trabalho em 2023 em Itália, não especificamente na ferrovia:
Repetindo, a segurança da ferrovia não pode estar dependente de critérios redutores dos níveis de manutenção.
O assunto justifica a intervenção da Comissão Europeia e das regras de indemnização aos incumbentes pelo cumprimento das obrigações públicas (como também deve ser considerada a manutenção rigorosa).
Sem comentários:
Enviar um comentário