sábado, 11 de outubro de 2025

morte por aropelamento de Flávia Vasconcelos

Condolencias aos familiares.


 

https://www.publico.pt/2025/09/28/publico-brasil/noticia/atropelamento-brasileira-flavia-vasconcelos-rua-limite-40-kmh-2148865

O texto seguinte baseia-se no artigo citado e em informações recolhidas no local. Deverá aguardar-se eventual inquérito ou investigação de seguradoras para se ter alguma confiança sobre o que se passou realmente. No entanto fiz alguns cálculos compatíveis com uma hipótese de que o veículo  que atropelou circulava com uma velocidade próxima de 30 km/h, numa artéia em que não há limite de 40km/h. 

Repito, o que segue é uma hipótese compatível com os elementos disponíveis, um dos quais é a marca que a polícia deixou do local onde o corpo se imobilizou, a cerca de 20 m da passadeira, provavelmente tendo sido transportado sobre o capô até o veículo parar.




segundo testemunhos a confirmar, a vítima vinha de uma aula no ginásio e o carro causador do acidente teve a visibilidade obstruida por outro que circulava na via da esquerda, não tendo havido o cuidado de verificar por que o veículo da via esquerda abrandava; só a artéria perpendicular à Av Snu Abecassis tem limitação de 40km/h


 



marca pela policia da posição final do corpo; o corpo terá sido transportado sobre o capô após o atropelamento, seguindo-se a queda para a posição final após a travagem do carro












O objetivo deste texto é o de sensibilizar quem o leia para a necessidade de aplicar algumas recomendações para reduzi a taxa de sisnitralidade rodoviária:

1 - dar conta na comunicação social, especialmente TV, da ocorrência destas mortes e voltar ao assunto assim que se dispuser de alguma informação ou hipóteses de explicação, relevando os aspetos técnicos relativamente aos emocionais
2 - por maioria de razão voltar ao assunto quando houver resultados concretos de uma investigação ao pormenor, de preferência pela ANSR quando dotada de meios ou com apoio por gabinetes especializados
3 - alterar o Código da Estrada proibindo a ultrapassagem junto de passadeiras
4 - complementar a referencia atual no Código à redução de velocidade para um limite de 30km/h para cruzar a passadeira
5 - estender a classificação das artérias para tráfego partilhado com velocípedes com limitação a 30km/h
6 - melhorar a fiscalização do incumprimento dos limites de velocidade













o atropelamento ocorreu na passadeira da faixa do lado direito da foto









o atropelamento ocorreu na via da dieita da faixa do lado esquerdo da foto




















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