segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Vítimas mortais na ferrovia em setembro de 2025

 

Sábado trágico 13setembro, as 2 senhoras mortas em Mesão Frio/Ermida/Rede eram turistas canadianas com deficiência auditiva.
Junta-se uma 4ªvítima em Cristelo Covo /Valença. A vítima de Ribeira de Santarem terá sido na passagem de nivel principal.
passagem de nível particular onde terão morrido as duas turistas canadianas entre Ermida e Rede (Mesão Frio, Douro)



duas vistas da passagem de nível de Ribeira de Santarém na linha do Norte onde terá morrido a terceira vítima de dia 13 de setembro; recordo o recente falecimento na passagem de nível de Aderse/Alverca também na linha do Norte de um automobilista que tentou contornar as barreirs descidas. Em todo o caso, as passagens de nível são incompatíveis com as velocidades da linha do Norte



Vista da zona do acidente com a 4ª vítima, na zona do cruzeiro da Senhora do Socorro, em Cristelo Covo, perto de Valença, vendo-se a acessibilidade da linha a partir da estrada. O caminho de ferro deve estar completamente segregado das imediações, dispondo de passagens desniveladas, analogamente aos critérios para autoestradas




A "justificação" agora não era que a passagem de nível estava em perfeitas condições, era que era particular. O caminho de ferro tem de estar inteiramente segregado de outras vias, como as autoestradas que não são atravessadas por passagens de nível. Até para os animaizinhos se constroem passagens desniveladas quando o projeto da autoestrada está bem feito.
Até quando? Eu sei que o GPIAAF não tem meios para fazer o inquérito mas a pergunta fica para os decisores governantes, até quando?





Associei estas tristes notícias ao apelo, a propósito do acidente do ascensor da Glória, da dotação do GPIAAF com meios suficientes para a investigação completa e proposta de recomendações para evitar os acidentes:



Do relatório do Eurostat (o número elevado da Grécia deve-se ao acidente na lInha Atenas-Tessalónica:


 
 





























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