Os paineis publicitários nasruas de Lisboa mostram uma campanha de promoção de segurança na mobilidade
https://www.lisboa.pt/liberdade-responsavel
São mostradas imagens de 2 pessoas numa trotineta ou numa bicicleta seguindo-se a retirada de uma delas por manipulação das imagens, pretendendo-se transmitir a mensagem que por razões de segurança só deve haver um utilizador de cada vez. Porém, o que o subconsciente regista é a imagem que gera prazer, e essa é a de 2 pessoas abraçadas na trotineta ou bicicleta. Isto é, a campanha tem o efeito exatamente oposto ao que pretendia, divulgando a perceção de que é engraçado andar em duo.
A observação nas zonas de proximidade de escolas secundárias, à hora de almoço, confirma. Grande número de jovens utilizando trotinetas e bicicletas com a agravante de muitos deles violarem sistematicamente as regras do Código da Estrada (circulação em contramão, ultrapassagem de semáforos vermelhos, circulação nas passadeiras de peões e nos passeios) e muitos outros circularem dois por trotineta ou bicicleta (neste caso é vulgar o passageiro estar deitado sobre o guiador no sentido do movimento.
Não se vê qualquer tipo de fiscalização. O retorno que existe (informações dos hospitais sobre receção de vítimas de acidentes) não é investigado com rigor (as estatísticas são publicadas pela ANSR com atraso sem discriminação por tipo de veículo e cidade) e não é divulgado. Isso significa que há uma aprovação tácita para a manutenção do estado de coisas, validada por exemplo pela proibição em dezembro de 2018 à PSP do então secretário de Estado da Administração Interna de aplicar multas a utilizadores de trotinetas e bicicletas sem capacete de segurança, eliminando do Código da Estrada as alíneas que os obrigavam ao seu cumprimento. A justificação dada foi a de não querer prejudicar o negócio das empresas de partilha de trotinetas e bicicletas.
Lamentavelmente, os sucessivos governos mantiveram esta atitude de complacência com a falta de segurança, tornando-se assim cúmplices enquanto causa dos acidentes.
Repetindo que não se fazem estimativas com rigor, com base nos dados tornados públicos (10.000 viagens diárias de 5km) estimei com base no relatório da PSP de maio de 2025 a probabilidade de ocorrencia de acidente com velocípedes/trotinetas em100 acidentes por milhão de km percorridos (ou 1 acidente por 10.000km ou 5 acidentes por dia): https://fcsseratostenes.blogspot.com/2025/05/relatorio-de-sinistralidade-de.html
É inadmissível não haver fiscalização.
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