quarta-feira, 30 de março de 2011

Paul Baran

Com a devida vénia ao DN, transcrevo, da notícia necrológica de Paul Baran, o autor da ideia dos "packet switching" que ajudou ao desenvolvimento da Arpanet e da Internet, algumas das suas palavras:

"A Internet é obra de milhares de pessoas. O processo de desenvolvimento tecnológico é equivalente à construção de uma catedral. Ao longo de centenas de anos, as pessoas sucedem-se e cada uma põe uma pedra em cima das fundações, cada uma delas dizendo 'Construi uma catedral'. No mês seguinte é posta outra pedra em cima da anterior. Até que vem um historiador e pergunta 'Quem é que construiu a catedral? O Pedro pôs umas pedras aqui e o Paulo acrescentou umas tantas. Se não temos cuidado, podemos convencer-nos de que fomos nós que fizemos a parte mais importante. Mas, na realidade, cada contributo está na linha do trabalho feito anteriormente. Tudo está relacionado com tudo."

Pena que na cultura portuguesa atual se privilegiem as personalidades, se premeie o trabalho individual e se desvalorize o trabalho da equipa (continua o mito de D.Sebastião, salvador da Pátria, depois de ele próprio ter ajudado a destruir a dita Pátria).
Será um problema de auto-estima, será a necessidade de auto-gratificação de quem se considera o autor da catedral.
Ora, uma catedral só se constroi com muita gente... prioridade então à dita gente.

Sem comentários:

Enviar um comentário