sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O "Ano da Arquitetura Portuguesa"

Exmo Senhor Secretário de Estado da Cultura
Tomei conhecimento de que a FERCONSULT, empresa do grupo do Metropolitano, ganhou o concurso para o projeto de uma linha do metro de Alger e que a Secretaria de Estado da Cultura promoveu o "Ano da Arquitetura Portuguesa", para promoção internacional dos serviços de arquitetura.
A FERCONSULT, através dos seus arquitetos, encontra-se já a trabalhar nos projetos de novas estações do metro de Alger num contrato da ordem de 90 milhões de euros.
Existe a possibilidade do âmbito do trabalho ser alargado a novas extensões do metro de Alger, e, complementando o universo da Arquitetura, que a execução da obra, em empreitadas no valor de 10 a 20 vezes mais, seja ganha por empresas prtuguesas.
Porém, a capacidade de projeto e de condução de processos de concurso e execução de obra nas disciplinas das especialidades técnicas complementares (via férrea, eletricidade, eletromecânica, telecomunicações, sinalização ferroviária), detida ainda pelo Metropolitano de Lisboa e pela FERCONSULT através dos seus técnicos, não foi ainda dinamizada com o envolvimento dos referidos técnicos.
Nestas circunstancias, considerando o elevado interesse para o País de colocar os técnicos de Arquitetura e de Engenharia ao serviço da exportação (tornando assim o Metropolitano de Lisboa e a FERCONSULT produtores de bens ou serviços transacionáveis), o que me parece estar sintonizado com os objetivos do "Ano da Arquitetura Portuguesa", venho apresentar a sugestão para que a Secretaria de Estado da Cultura apoie estas empresas no alargamento das suas atividades internacionais.
Esta sugestão é feita no espírito do envolvimento declarado da sociedade civil e, salvo melhor opinião, não deverá ser condicionada pela estratégia do Governo nesta área, com excessiva dependencia do processo em curso de privatização ou concessão dos operadores de transporte coletivo.

Com os melhores cumprimentos e votos de sucesso para a iniciativa "Ano da Arquitetura Portuguesa"

a)

Sem comentários:

Enviar um comentário