sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Anexos à comunicação enviada ao grupo parlamentar do PCP a propósito da sessão plenária da AR sobre a bitola UIC




documento técnico LCSilva/M.Ribeiro

esboço estudo comparativo

referencias do estudo comparativo:

analise sumaria custos benefícios Aveiro-Salamanca

 custos externos e de infraestruturas de transportes


                       
Costo operativo de un sistema de cambio automático de ancho para trenes de mercancías
Vicente Rallo Guinot presentó en 2009 una estimación del costo operativo de un sistema de cambio automático de ancho para trenes de mercancías (sistema Unichanger). Llega a las conclusiones siguientes:
§  Los costos del cambio de ancho son menores que utilizando técnicas de transbordo, pero los costos en el recorrido son mayores.
§  Los costos en el recorrido son mayores debido a los factores siguientes:
§  Aumento de peso de los ejes y pérdida de capacidad de carga neta (mínimo de 7%)
§  Aumento del precio del vagón en un 10%
§  Aumento de los costos de mantenimiento en un 30%
§  Un sistema de cambio automático de mercancías podría ser económicamente viable para distancias cortas o medias (distancia de equilibrio entre 250 y 980 km según los casos)
§  En otros casos, como por ejemplo saturaciôn de los puntos de transbordo o tráficos en los que la velocidad es importante, un sistema de cambio automático de ancho para trenes de mercancías, podría ser interesante.
§  En el caso de que Adif decida el cambio de ancho de su red, un sistema de cambio automático de ancho para mercancías podría ser útil en la etapa de transición, forzosamente prolongada.
                                     em:   http://ferropedia.es/mediawiki/index.php/Costes_del_ferrocarril:_servicios

defesa da linha Aveiro-Salamanca pela AFIA
https://afia.pt/a-linha-ferroviaria-aveiro-salamanca-e-vital-para-a-sobrevivencia-do-sector-automovel/

ligações ferroviárias à Europa – ponto de situação em dezembro de 2018
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2018/12/ligacoes-ferroviarias-europa-situacao.html

                       COMPARATIVO DE CUSTOS DE TRANSPORTE DE MERCADORIAS

                                                                                                                                                       Fonte:INE
Objetivo do regulamento 1316/2013 da UE : transferência até 2030 de 30% do volume de mercadorias transportado a mais de 300km do modo rodoviário para o modo ferroviário.
Custos de transporte por modo (ca 7 x custos energéticos):
Ferrovia nova em bitola UIC                                      1,2 cent/ton-km
Ferrovia ibérica (maiores pendentes
e menores raios de curva)                                          1,67 cent/ton-km
Camião elétrico com reboque 3 eixos                       2,29 cent/ton-km
Megacamião                                                              3,47 cent/ton-km
Camião diesel com reboque 3 eixos                          4,17 cent/ton-km

Diferencial entre os custos de investimento no corredor atlantico norte e sul em bitola UIC e bitola ibérica, descontando manutenção na rede existente:
                        5700 – 1300 – 400 = 4800 milhões de euros


Percentagem do PIB para um investimento anual durante 10 anos em linhas de bitola UIC de 900 milhões incluindo manutenção:              0,5% 






ver a comunicação em:
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2019/02/assunto-sessao-na-ar-de-2019-02-14.html



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