sábado, 4 de junho de 2022

Para além das análises geo políticas

 Angelina Jolie tem um filme que trata do que acontece aos casais mistos em ambiente de guerra civil feroz (In the land of blood and honey). 

Talvez que, se os decisores políticos, que se preocupam pouco com os ensinamentos pelo exemplo de Gandhi e de Mandela e se preocupam muito com a geo política, olhassem com mais atenção para o problema das uniões de pessoas de nacionalidades (ou nacionalidadezinhas) diferentes, as dificuldades se aplanassem.

Vou trocar os nomes às pessoas, mas a história passa-se em Portugal.

Iuri é ucraniano e casado com Svetlana, russa, que trabalha como empregada de limpeza doméstica. Em visita à mulher no seu local de trabalho, Iuri admirou a coleção de modelos reduzidos de automóveis antigos do dono da casa a quem, a propósito, disse que era muito amigo de Dmitri, bielorusso, que desenvolvia para uma fábrica na Ucrania  modelos em madeira de balsa para montagem pelos amadores e modelos reduzidos de metal para uma fábrica na Bielorussia. Por razões de ordem vária abstenho-me de referir as respetivas cidades.

Na conversa com o dono da casa este mostrou a Iuri uma fotografia de quando era bébé, à janela de um Fiat Balila descapotável do pai. Iuri sugeriu que podia encomendar ao amigo a reprodução do Balila a partir da fotografia,   e o dono da casa, entusiasmado, aceitou, porque nenhuma fábrica por esse mundo fora jamais produzira um Fiat Balila.

Isto foi há uns meses. Chegou agora pelo correio, vindo da Bielorussia, encomendado por um português através dum ucraniano com quem tinha travado conhecimento por meio duma russa, o Fiat Balila de 1930 em modelo na escala 1:43.

Gandhi e Mandela teriam batido palmas.



fotografias pelo produtor bielorusso do modelo reduzido



Sem comentários:

Enviar um comentário