Infelizmente, depois do acidente de fevereiro de 2022 https://fcsseratostenes.blogspot.com/2022/02/colisao-em-ebenhausen-entre-dois.html
novo acidente em 3 de junho de 2022 na linha de Munique-Garmisch Partenkirchen, na Baviera:
https://www.bbc.com/news/world-europe-61684048
Aparentemente, uma das carruagens dianteiras (na foto) seguiria descarrilada e na curva provocou o descarrilamento de mais carruagens, ou terá sido a carruagem da frente que descarrilou na curva. Se foi assim, ou terá sido defeito de material circulante (rodas desgastadas, peça caída entre a roda e o carril) ou de algum ponto da via anterior. Conviria também saber qual o esquema de tração (as carruagens descarriladas seguiam empurradas ou puxadas ou tracionavam?)
PS em 4 de junho - de acordo com a wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Garmisch-Partenkirchen_train_derailment
a composição era empurrada por uma locomotiva na cauda, existindo na carruagem da frente uma cabina de condução. Trata-se de um modo de tração em que qualquer obstáculo ao movimento nas carruagens da frente (objeto na via , p ex) pode provocar descarrilamento seguido do efeito harmónio . Recente descarrilamento na linha do Algarve ocorreu por este facto sendo causa um tirafundo sobre o carril. Impõe-se não utilizar este modo de tração ( reboque pela locomotiva, tração distribuida, por exemplo). Igualmente seria desejável normalizar um sistema comprovação da integridade da composição que inclua a verificação de que o bogie está carrilado.
foto na wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Garmisch-Partenkirchen_train_derailment |
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