quinta-feira, 8 de junho de 2023

O acidente na India, em Bahanaga Baazar em 2jun2023

 

Em memória das vítimas e que os feridos recuperem.


Aparentemente, com base na informação disponível, a agulha estaria na posição desviada sem que estivesse detetada pelo interlocking (parece muito pouco provável que o interlocking tenha manobrado a agulha com o comboio em aproximação para a posição errada). A agulha estar ou colocar-se na posição errada poderia acontecer ou por intervenção manual desde que o interlocking não estivesse  a detetar e controlar a posição da agulha, ou se após uma intervenção de manutenção não tivessem sido repostas as ligações para essa deteção (subsistindo a dúvida como é que a agulha possa ter sido manobrada a partir do posto de controle junto da estação, isto é, estar fora do controle do interlocking, o que só seria possível se se simulassem os circuitos de via como desocupados) e se o operador se tivesse esquecido de ter deixado a agulha na posição desviada ou se a representação no painel estivesse errada. Isto é, após a manutenção não terão sido efetuados os necessários ensaios de comprovação devido à pressão da reabertura da exploração.

Destaco que é uma hipótese não confirmada, semelhante ao que aconteceu em Itália em Livraga/Lodi em fevereiro de 2020 - desligação das informações para o ATP que deviam vir do aparelho de mudança de via de ponta, o qual foi deixado na posição errada após trabalhos noturnos de manutenção :

https://www.railwaygazette.com/high-speed/frecciarossa-1000-derails-at-high-speed/55737.article

 

Para além da manutenção dos equipamentos de via, é essencial , após intervenções no interlocking, efetuar ensaios de comprovação com todos os itinerários. Em linhas de tráfego intenso ou de alta velocidade não deverá haver agulhas de ponta (recorda-se o acidente de Bretigny     https://fcsseratostenes.blogspot.com/search?q=bretigny ).

Em qualquer caso, conviria evitar a apreciação xenófoba e supremacista de que a Índia é um país desatento na segurança da sua ferrovia. Especialmente depois do  que aconteceu na Grécia e, conforme a descrição dos acidentes de Livraga e de Bretigny,  em  Itália e em França.




https://frontline.thehindu.com/news/odisha-train-tragedy-raises-questions-about-rail-safety-and-signals-system-in-india/article66931852.ece

https://www.railjournal.com/regions/asia/fatal-indian-train-crash-raises-safety-questions/?utm_source=&utm_medium=email&utm_campaign=40190

vídeo explicativo:   https://www.youtube.com/watch?v=l9RQ2zNpI-Q 

https://www.theguardian.com/world/2023/jun/04/what-caused-the-india-train-crash-a-visual-guide-to-what-we-know

PS em 12jun2023:  correta análise, incluindo deficiências anteriores na manutenção, em:








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