domingo, 26 de janeiro de 2014

3 bilhetes postais para 3 governantes - 1 -para o senhor secretário de Estado dos transportes

3 bilhetes postais que não serão lidos pelos destinatários, nem sequer pelos seus assessores  
1 - para o senhor secretário de Estado dos transportes

Não iria gostar de ler este bilhete postal.
Não bastava ele lembrar-lhe aquela frase metafórica, quando o senhor governante, antes de ser governante e enquanto especialista de planos de financiamento formulou o desejo que o sol destronasse as nuvens que impediam o arranque do Poceirão-Caia.
Não bastava este bilhete postal ligar esse seu desejo à sua afirmação de agora, que a linha de mercadorias para Madrid também poderia, condescendentemente, transportar passageiros.
E disse isto depois de uma entrevista com a senhora ministra Ana Pastor, que derrotava o senhor ex-ministro Álvaro sempre que faziam cimeiras ibéricas de transportes.
Será que a senhora lhe explicou que o transporte ferroviário é mais eficiente energeticamente que o avião?
Ou o senhor secretário de Estado levou estes anos todos a convencer o seu governo do disparate de ter suspenso o Poceirão-Caia apesar de 85% de comparticipação?
Senhora de difícil conversa, porque da parte portuguesa nunca temos estratégia coerente a prazo que se veja, não é?
Já reparou que Sines porta de entrada na Europa não entra no plano espanhol de portos (Vigo e Algeciras) e corredor atlantico (por Valladolid) e mediterranico (por Valencia) ?
Dificil, ser secretário de Estado de transportes.
E ainda, para fechar o bilhete postal, que contrariedade estas greves que ainda vão baixar o preço da concessão (ou por isso mesmo não será contrariedade, dando jeito as ditas greves para com preços mais baixos atrairem mais interessados?).
E que foram estudar os modelos ingleses e encontraram a melhor solução para a concessão.
Estranho, há 5 vezes mais tempo do que o senhor é secretário de Estado de transportes que eu tive contactos com o setor de transportes inglês e não vi desde então as maravilhas que o senhor anunciou, ou estará a referir-se ao investimento público na nova linha transversal de Londres do metropolitano e ao estatuto do transportes de Londres, com participação da câmara?
Talvez seja isso, o acordo secreto de que só agora fala com o senhor presidente da câmara de Lisboa. O senhor concessiona e o senhor presidente da câmara de Lisboa "regula". Saberão os senhores alguma coisa de transportes, ou os vossos assessores por vós, evidentemente sem qualquer ligação comercial às soluções que apresentarem, para dizerem que vão "regular"? Fazem lá ideia do que seja "regular" uma concessão de transportes.





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