quarta-feira, 30 de maio de 2012

Variações sobre o tema da ignorancia

Não são só os politicos que se distinguem pela ignorancia com que falam das coisas.
Alguns comentadores da nossa praça, muito apreciados, fazem afirmações que revelam ignorancia  ou ocultação deliberada de factos.
Foi o caso de, ao passar os olhos por um livrinho sobre descobertas da humanidade, "Encyclopedia of inventions", de Terry Breverton, ed. Quercus Publishing UK, dar com a pequena nota em que o autor descreve a invenção das engrenagens epicicloidais e setoriais.
Uma engrenagem epicicloidal contem uma série de pequenos carretos suportados por um planetário, como por exemplo o diferencial de um automóvel.
Uma engrenagem setorial transmite o movimento entre dois carretos ou entre um carreto e uma cremalheira, sendo que num dos carretos parte do perimetro está desprovida de dentes. Isto é, a transmissão do movimento é intermitente.
A nota da enciclopédia de Breverton refere a mais antiga descrição escrita conhecida destes mecanismos, no século XI, por Al-Muradi, engenheiro e cientista da Andaluzia, na Espanha islamica, no seu "Livro dos segredos sobre os resultados do pensamento". As aplicações eram principalmente relojoaria (movimento por água), máquinas de guerra e de gestão de água.
Mais adiante, outra nota menciona Al-Jazari, engenheiro do século XII, onde hoje é o Iraque. Descreve no  "Livro do conhecimento de dispositivos mecanicos engenhosos" 50 aparelhos de irrigação, relojoaria, metalurgia, fundição, etc.Foi o inventor da manivela como conversor do movimento rotativo em movimento de vai-vem para aplicação em bombas de água de aspiração.
Também vem referido Omar Kaiam, séculos XI-XII, Pérsia. Para alem de poeta foi tambem matemático, astrónomo e filósofo. Antes de Copérnico, demonstrou a teoria heliocentrica. Calculou a duração do ano com uma precisão superior à do calendário gregoriano de 1582. Autor do livro "Tratado de demonstração de problemas de Algebra". Descobriu a solução das equações de terceiro grau.

Lembrei-me então de uma afirmação extraordinária dos senhores comentadores Miguel Sousa Tavares e Vasco Pulido Valente, a propósito do confronto das duas culturas, de que a cultura islamica não tinha contribuido em nada para a civilização humana.
É natural que da formação deles não tenham feito parte as engrenagens epicicloidais.
Mas podiam informar-se melhor.
É preocupante pensar que as grandes decisões são aconselhadas e tomadas por ignorantes.
É dificil o progresso sem o conhecimento científico.
E o conhecimento da evolução das técnicas e da ciência faz parte desse conhecimento.


Nota:  embora não tenham chegado até nós documentos escritos pelos gregos antigos com a referencia de mecanismos epicicloidais e setoriais, foram descobertos junto da ilha de Antikitera restos de um mecanismo complexo que permitia mostrar as posições relativas do sol e dos planetas ao longo do ano de acordo com as teorias astronómicas da Grécia antiga.
É impressionante como então se projetavam e construiam mecanismos tão complexos.
Ver:
http://www.youtube.com/watch?v=qsr62p4h4Y8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=UpLcnAIpVRA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Ly3cpBFWF-o&feature=related

Sem comentários:

Enviar um comentário