Peço desculpa por estar a escrever em estado de indignação, mas vou tentar ser breve.
Sobre a Afonso Domingues (pobre país que fecha uma escola com edificio para aulas, ginásio, pátio e oficinas, 20.000m2 ... ato de simples barbárie). Como disse ao colega mais jovem que ficou no metro a dirigir o empreendimento do prolongamento da linha vermelha, e que ficou muito triste comigo, é muito difícil em engenharia não se encontrar uma solução viável em vez de se fazer o disparate que está projetado (espetar uma estação em forma de barracão em pleno acesso à ponte 25 de abril e depois carpir porque não sabem como fazer o corredor verde que dá votos). No caso dos pilares dos viadutos para o acesso à ponte Chelas-Barreiro e quadruplicação da linha de cintura, é sempre possível poupar a escola e já agora a casa de S.Vicente. Mas como digo no ponto 4 do parecer que enviei ao participa (e que consta de https://fcsseratostenes.blogspot.com/2024/03/uma-unidade-de-execucao-de-marvila-em.html) a localização da terceira travessia devia ser revista. Dirá a IP que não e que já está tudo estudado. Pretensiosos, a IP não é dona dos terrenos nem do municipio, nem supervisora dos planos de urbanização e de ordenamento do território (não lêem a CRP, art 165.1.z). O PROTAML tem de ser revisto numa perspetiva integradora, incluindo a localização do aeroporto, da estação de AV de Lisboa, da rede metropolitana (implica a TTT). Se não estamos numa republica de bananas, não pode vir uma IP sem apresentar várias soluções estudadas e a comparação entre elas multicritério. Não espere que o presidente ou o vice presidente o façam. O presidente não tem formação técnica para discutir o assunto e o vice presidente tem sempre razão e não responde aos argumentos contrários, inventa manobras de diversão.
Quiseram a ponte Chelas-barreiro para manter a tradição das oficinas do Barreiro como apoio à AV e para servir o NAL de Rio Frio. Justifica-se o traçado Chelas-Barreiro? Não, desde Vitruvio que se sabe que os rios atravessam-se pelo caminho mais curto, Beato-Montijo. Mas é dificil a IP aceitar isto, até o prof Viegas explicou isto. Nada se conseguiu. Na ligação acima tem tambem duas hipóteses, relacionadas com a mudança da estação de Lisboa de AV para o AHD (o projeto na Gare do Oriente obriga pilares a furar uma sala técnica do metro... mas não é por isso, é porque se o aeroporto é para ficar mais uns anos, tem prioridade para a estação de AV).
O eng. Fernando Santos e Silva, como habitualmente está cheio de razão. Infelizmente a governação do País tem sido feita para a corrupção e naõ para os portugueses.
ResponderEliminarHenrique Neto