sexta-feira, 23 de julho de 2010

As traineiras das conquilhas

'

A fotografia mostra uma pequena traineira, com cerca de 6,5 metros de comprimento, arrastando as redes a menos de 50 metros da linha de água da praia da Manta Rota, na baía de Monte Gordo.
Trata-se de uma violação da lei, que interdita a navegação a menos de 200 metros das praias e este tipo de pesca a menos de 300 metros da linha de água.
Questionado o senhor polícia marítimo que se deslocava na praia num moto-quad, fui informado que as traineiras são avisadas via rádio de cada vez que a patrulha sai a barra do Guadiana e recolhem as redes a tempo de evitar a multa.
Possivelmente haverá interesse em evitar incidentes diplomáticos porque as traineiras são andaluzas, mas a verdade é que as conquilhas estão ameaçadas porque precisam de 2 anos para atingirem a idade adulta.
Mais informou o senhor polícia que o esforço da polícia marítima está de momento centrado na aplicação de multas por estacionamento automóvel indevido junto das praias.
Que é isto, comparado com as desgraças por esse mundo fora? Mas faz pena ver as conquilhas a desaparecer. Também faz pena ver que os pescadores não terão alternativa. Difícil, organizar as sociedades humanas.

________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário