sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ruinas 18 - Na Lapa







O valor estético desta porta serve de contraste com o estado do prédio





Notar o pormenor deste prédio na fotografia seguinte.
 


No centro da fotografia pode ver-se um esticador. Trata-se de um recurso utilizado na manutenção de edifícios para tentar solidarizar paredes opostas através da tração num perno com rosca e flange dum lado e o varão de travamento que se vê na  fotografia.
Mas é uma solução de recurso, não estrutural.




Prédio recuperado. Mas a dúvida é grande. A fachada foi bem pintada, mas terá havido reforço estrutural?




Num anexo do antigo Instituto Superior de Economia a solução economista: construção de apartamentos para venda, possivelmente de luxo (porque será que preferem vender poucos apartamentos de luxo em vez de venderem muitos apartamentos de preços controlados?)











Ruinas

Um prédio recente em frente das ruinas anteriores. O projeto terá sido feito por um arquiteto e verificado por outro arquiteto na câmara de Lisboa. Mas o resultado é deplorável, salvo melhor opinião.














Ruinas





Ruinas com vista para o rio







                                                                               
Escadaria para a rua das Janelas Verdes. Não é uma ruina. É bonito, embora não cumpra os requisitos da mobilidade e acessibilidade.





À venda, na rua das Janelas Verdes, perto do Museu de Arte Antiga











Dois prédios recentes mais perto ainda do Museu de Arte Antiga. É o tipo de arquitetura que fica muito bem no computador ou em fotografias. Mas , salvo melhor opinião, perto do museu, não parece grande coisa.


O Terreiro do Paço antes do terramoto no Museu Nacional de Arte Antiga. Foi uma pena o plano de reconstrução da Baixa não ter considerado a recuperação da darsana da Ribeira das Naus.
Existe agora um pequeno plano da câmara para arranjo da zona da Ribeira das Naus. Digo pequeno porque olhando para esta pintura imagino que o plano deveria ser o avanço assumido da frente ribeirinha sobre o rio.
Mas não parece que os detentores do poder decisório estejam interessados no conceito.




Sem comentários:

Enviar um comentário