quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Very fast post in blog 42 - as auto-estadas e os parques de estacionamento

O tráfego automóvel em 2010 diminuiu 2%.
O volume de negócios dos concessionários de auto-estradas e parques de estacionamento subiu 0,5% (mais 1.400 milhões de euros).
O comprimento da rede de auto-estradas em Portugal vai crescer este ano 370 km  (isto para não falar da diminuição do tráfego em troços que foram alargados por terem atingido o limiar do tráfego que depois baixou).
Estimam-se 6 milhões de euros por cada km construido.

Em termos macro-económicos, o conjunto parece inconsistente.

O planeamento das redes de transportes coletivos ferroviários permanece também inconsistente (370 km de auto-estrada equivale grosso-modo a 25 km de tuneis e estações de metro ou 120 km de viadutos e estações sobrelevadas de metro).

É pena, tudo isto contribui para o endividamento, e, ah, é verdade, para a  ineficiência energética e a emissão de gases com efeito de estufa.





Para algumas análises interessantes sobre a problemática das auto-estradas, ver o blogue:

http://anossaterrinha.blogspot.com/

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