segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O filme de terror dos pequenos centros comerciais

Este pequeno video mostra o corredor deserto de um pequeno centro comercial que há uns anos dava emprego a muita gente num bairro de Lisboa. Apenas uma loja está aberta, quando está, naquele corredor.



As leis de mercado foram funcionando, ou, se acreditarmos mais nas leis da Física, funcionou a lei de Fermat-Weber (atração da maior parte dos recursos pelo polo dominante de fatores de atração, mesmo de peso inferior a 50% dos polos) e os empregos foram-se concentrando nos grandes centros comerciais.
Segundo uma estatística antiga, que seria muito interessante comprovar agora, por cada emprego num grande centro comercial (provavelmente a recibo verde) extinguiram-se 2 empregos no comércio pequeno ou tradicional.
Por outro lado, enquanto o pequeno comércio escoava a produção alimentar nacional, as grandes superfícies tendem agora a importar o que podem, a pretexto de vender mais barato.
Isto é, contribuem para o endividamento.
Não consta que o corredor do video tenha ficado deserto porque os empregados e empregadas não trabalhavam.
Donde, o trabalho não é o unico segredo para o sucesso.
Talvez que os administradores das grandes superfícies comerciais, sabedores do valor do trabalho e da aquisição de novos conhecimentos, queiram estudar a aplicação da lei de Fermat-Weber à economia dos seus empreendimentos, quanto mais não seja para não estarem tão convencidos que o sucesso se deve só ao seu trabalho.
Pena não haver uma visão integrada para estudar estes assuntos.
Coisa que tentei, com o habitual insucesso (o trabalho não é o segredo do sucesso nem do insucesso) em posts anteriores:

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2010/08/o-problema-de-fermat-weber-da.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2010/09/wal-mart-eos-seus-projetos-inovadores.html

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2010/09/very-fast-post-in-blog-27-barnes-and.html

Sem comentários:

Enviar um comentário